top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Jovens aprendem sobre consumo consciente em evento do Procon-MG em escola de MG

ovens aprendem sobre consumo consciente em evento do Procon-MG em escola de MG
Reprodução
Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes participaram, nesta terça-feira (11), da ação educativa "Dia de Pensar", promovida pelo Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A iniciativa faz parte da programação especial da Semana do Consumidor e busca conscientizar os jovens sobre seus direitos e deveres no mercado de consumo.

O projeto tem como objetivo estimular reflexões sobre temas como a diferença entre consumo e consumismo, os impactos do endividamento e da degradação ambiental, a influência da publicidade e dos influenciadores digitais, além de abordar saúde financeira e formas de reivindicar direitos. Segundo o promotor de Justiça e coordenador do Procon-MG, Luiz Roberto França Lima, o evento busca preparar os adolescentes para lidar com o mercado de consumo de forma mais consciente.

Mais de 100 pessoas, entre estudantes e educadores, participaram da ação. "Nós partimos de situações que fazem parte do dia a dia dos adolescentes e tenho certeza de que eles saem daqui mais fortes e preparados para o mercado de consumo", afirmou a servidora Cláudia Raposeiras, responsável pela atividade. O fiscal do Procon-MG, Daniel Alves da Silva, também participou do evento.

Os estudantes destacaram a importância do aprendizado. "Entendemos as diferenças entre os direitos de compras em lojas físicas e online, além da influência dos influenciadores digitais", relatou Lucas Martins Vieira. Já Rafael Lucas de Sá reforçou a relevância do tema: "A gente sempre vai consumir. Então, quanto mais soubermos sobre nossos direitos, melhor".

A Semana do Consumidor segue com programação especial, incluindo uma ação virtual sobre proteção na era da inteligência artificial, oficinas de educação financeira para consumidores superendividados e palestras sobre golpes contra idosos.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com a Escola Estadual de Defesa do Consumidor do Procon-MG pelo e-mail eedc@mpmg.mp.br ou pelos telefones (31) 3768-1633 / 3768-1695 / 3768-1697.
Fonte: MPMG

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page