Judiciário mineiro debate uso da Inteligência Artificial e combate à litigância predatória em Poços de Caldas
gazetadevarginhasi
23 de out.
2 min de leitura
Divulgação TJMG
Uso da Inteligência Artificial e combate à litigância predatória são debatidos em encontro da Ejef em Poços de Caldas.
Magistrados e servidores do Sul de Minas participaram, nesta quarta-feira (22/10), do Encontro do Núcleo Regional da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), realizado em Poços de Caldas. O evento teve como foco os desafios e as oportunidades trazidos pela Inteligência Artificial (IA) no Judiciário e o enfrentamento à litigância predatória.
A juíza Luciana de Oliveira Torres, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Cataguases, ministrou a palestra “IA – Desafios e Aplicações no Poder Judiciário”. Durante sua fala, destacou que o uso responsável e ético da inteligência artificial pode agilizar processos e aumentar a eficiência judicial, desde que sejam respeitados princípios como proteção de dados e segurança digital.
Na sequência, o juiz Ronaldo Souza Borges, coordenador do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG), abordou o tema “Litigância Predatória e Precedentes”, apresentando experiências e estratégias para conter práticas que comprometem a celeridade e a coerência das decisões judiciais.
Troca de experiências e fortalecimento regional
A juíza Tânia Marina de Azevedo Grandal Coelho, titular da 5ª Vara Cível e coordenadora do Núcleo Regional da Ejef em Poços de Caldas, ressaltou a importância do encontro como espaço de integração e aprimoramento da atividade jurisdicional.
“Esses encontros promovidos pela Ejef são fundamentais para trocarmos experiências e fortalecermos o trabalho desenvolvido nas comarcas da região”, destacou.
A juíza diretora do Foro da Comarca de Poços de Caldas, Alessandra Bittencourt dos Santos Deppner, também enfatizou o impacto positivo das iniciativas.
“É sempre um prazer receber a Ejef e suas ações aqui em Poços. Foi um evento muito produtivo, que reuniu colegas da região em um momento de aprendizado e reflexão”, afirmou.
O encontro contou ainda com a presença do diretor executivo de Desenvolvimento de Pessoas do TJMG, Iácones Batista Vargas.
Além de Poços de Caldas, o Núcleo Regional da Ejef na região abrange as comarcas de Andradas, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Guaranésia, Guaxupé, Jacutinga, Muzambinho e Santa Rita de Caldas.
Comentários