top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Juiz de Fora realiza LIRA 2025 para reforçar combate ao Aedes aegypti

  • gazetadevarginhasi
  • 27 de out.
  • 1 min de leitura

fonte: itatiaia
fonte: itatiaia
Juiz de Fora está realizando o Levantamento Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) 2025, ação que auxilia no monitoramento dos índices de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O levantamento faz parte de um conjunto de estratégias da Secretaria de Saúde para fortalecer o combate ao vetor.
De acordo com Amanda Barros, gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental do município, o LIRA é feito em áreas sorteadas e abrange 20% dos imóveis da cidade, oferecendo um retrato da situação atual. “O LIRA busca identificar quais são os criadouros do mosquito dentro das casas. Ao final, a gente faz uma estratificação das informações para saber onde a população tem ficado desatenta. O LIRA é um retrato do momento”, explicou.
A gerente destacou ainda que o levantamento, que antes era feito mais vezes ao ano, agora é realizado anualmente, em conjunto com outras ações, como o uso de ovitrampas — armadilhas para coleta de ovos do mosquito —, o monitoramento aéreo por drones e as visitas semanais dos agentes de endemia em todas as regiões da cidade.
O objetivo é identificar os locais com maior risco e intensificar as medidas preventivas, reforçando o papel da população no combate aos focos de água parada.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page