top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Justiça promove cerimônia com 14 casais em Carangola e leva cidadania ao altar

  • gazetadevarginhasi
  • 25 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura
Justiça promove cerimônia com 14 casais em Carangola e leva cidadania ao altar
Divulgação
TJMG realiza casamento comunitário para 14 casais em Carangola com apoio da prefeitura e Faculdade Doctum.

Pela terceira vez, Carangola, na Zona da Mata mineira, foi palco de uma cerimônia de casamento comunitário promovida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca. O evento, que oficializou a união de 14 casais, foi organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Faculdade Doctum.

A programação foi dividida em duas etapas: no dia 4 de junho, o juiz coordenador do Cejusc, Nilton José Gomes Júnior, conduziu as audiências e homologou a conversão das uniões estáveis em casamentos civis. Já no dia 28, os noivos participaram da cerimônia, que contou com familiares, amigos, autoridades locais e o pastor Aladir, responsável pela bênção religiosa.

Durante o evento, o magistrado ressaltou a importância do casamento como um ato público de afeto, solidariedade e cidadania. “Hoje, celebramos não apenas uniões civis. Celebramos histórias, trajetórias, sonhos compartilhados, lutas vencidas em conjunto, e o compromisso assumido de forma pública, solene e com o respaldo da Justiça”, afirmou.

O juiz também destacou o papel do Judiciário em promover o acesso à cidadania. “O casamento civil é, antes de tudo, um ato de afirmação. Afirmação do cuidado mútuo, da solidariedade cotidiana e do desejo de construir uma vida em parceria. Nessa cerimônia, o Poder Judiciário se colocou a serviço da vida, do afeto e da cidadania”, completou.

A cerimônia também contou com coquetel e jantar especial para os participantes. O juiz Nilton Júnior concluiu que ações como essa aproximam a Justiça da população. “Como coordenador do Cejusc, orgulha-me ver que o Judiciário está presente não apenas nas salas de audiência, mas também nos espaços da convivência e da cidadania. Esse casamento comunitário foi um exemplo vivo de que é possível construir uma Justiça mais próxima, mais humana, mais eficaz e mais sensível às reais necessidades da sociedade.”

Estiveram presentes o prefeito de Carangola, Silas Vieira; a secretária de Assistência Social, Camila Silveira de Andrade; e o coordenador do curso de Direito da Faculdade Doctum, Alan Bernardo Lemos Costa.
Fonte: TJMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page