top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

LDC investe em automação e silos modernos e revoluciona processamento de café em MG

  • gazetadevarginhasi
  • 3 de jul.
  • 5 min de leitura

Autoridades, representantes da LDC e parceiros celebram a inauguração oficial da ampliação e modernização da unidade de beneficiamento de café em Varginha (MG), realizada nesta terça-feira (1). O investimento reforça o compromisso da empresa com a eficiência operacional e o fortalecimento da cadeia produtiva do café no Sul de Minas.
Em cerimônia realizada nesta terça-feira, a Louis Dreyfus Company (LDC) inaugurou oficialmente a expansão de sua unidade de beneficiamento de café em Varginha (MG), reforçando sua presença no maior estado produtor de café do Brasil e evidenciando seu compromisso de longo prazo com o setor cafeeiro e com o país.
O novo investimento ampliou em 13 mil m² o complexo industrial, totalizando 31 mil m² de área construída. A unidade agora é capaz de armazenar cerca de 1 milhão de sacas de café e de beneficiar e movimentar mais de 2,5 milhões de sacas por ano, duplicando sua capacidade de processamento e aumentando em 50% sua capacidade de expedição.
A expansão inclui um novo sistema de embarque robotizado e a tecnologia de armazenagem em silos-caixa, que otimiza o uso do espaço e reforça a segurança operacional, indo além dos requisitos das normas nacionais.
Estrutura técnica garante eficiência e qualidade

Estrutura técnica garante eficiência e qualidade

Com equipamentos de última geração, a nova estrutura da unidade da LDC em Varginha (MG) conta com sistemas automatizados para pesagem, empacotamento e paletização de sacas de café. A modernização garante mais eficiência, agilidade e segurança nos processos industriais, alinhando tecnologia de ponta à excelência na produção.

Durante visita às novas instalações, o engenheiro de produção Camilo Guedes Caldeira, da LDC e um dos responsáveis pelo projeto na plataforma de café, detalhou o funcionamento do complexo ampliado:
“O processo aqui na unidade é bastante estruturado para garantir o destino certo a cada tipo de café, seja para embarque direto, para armazenagem em nosso estoque visando uma venda futura ou para o processamento imediato nos silos. Dentro desses silos, temos estruturas divididas ao meio e outras em quatro seções. Este silo aqui, por exemplo, é dividido em quatro partes, e isso fica claro pelas quatro edificações distintas e pelos sensores luminosos que indicam o que está armazenado em cada segmento. Contamos ainda com silos de aproximadamente 487 quilos, além de espaços que comportam até 1.200 sacas, o que representa cerca de 60 sacas por subdivisão — variando conforme o lote e a necessidade.Tudo que está do lado oposto da parede é destinado exclusivamente ao café, seja ele pronto, maquinado ou aguardando expedição. Ali, operamos com estruturas de quatro a oito bandejas — algumas de seis — que funcionam em cascata. O café passa pela primeira linha de máquinas, depois pela segunda e pode continuar ou ser reencaminhado, dependendo do padrão de qualidade. Isso garante flexibilidade e mantém a produtividade alinhada à capacidade de cada equipamento.”

Evento reuniu lideranças e reforçou importância estratégica para a região

ree

lideranças da LDC e autoridades acompanham a solenidade de inauguração da ampliação da unidade de café em Varginha, destacando o fortalecimento do setor cafeeiro na região.

A inauguração contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, representantes de sindicatos, produtores rurais, fornecedores, diretores, gerentes e colaboradores da LDC, além de demais convidados. O evento evidenciou a relevância do projeto para toda a cadeia produtiva do café e para a economia regional.

Prefeito Leonardo Ciacci destacou impacto para a economia e função social do café

Entrevista o prefeito Leonardo Ciacci durante a inauguração da nova estrutura da LDC em Varginha.
Entrevista o prefeito Leonardo Ciacci durante a inauguração da nova estrutura da LDC em Varginha.
Em entrevista exclusiva à Gazeta de Varginha, o prefeito Leonardo Ciacci ressaltou a importância do investimento para o município e para toda a região, destacando o papel social do café na geração de empregos e renda:
“Essa é uma das funções sociais extremamente importantes, que faz girar a nossa economia, não só da nossa cidade, mas de toda a região. E quando nos deparamos com um investimento dessa magnitude, que vem realmente consolidar o armazém, um dos maiores da nossa região, para Varginha é motivo de grande orgulho. Nós não poderíamos deixar de estar presentes e, claro, isso serve também de motivação para que outros tragam aqui seus investimentos. Portanto, quero, em nome do vice-prefeito Antônio Silva e de toda a nossa equipe de governo, agradecer a todo o grupo da Louis Dreyfus Company, na pessoa do seu presidente Michel Roy, que se faz presente nesse evento também. Muito obrigado por escolher Varginha para aportar esse investimento.”

LDC reforça compromisso com o Brasil e com o cafeicultor

Arthur Graf, head da Plataforma de Café da LDC no Brasil; Michel Roy, presidente da LDC no Brasil; e Ben Clarkson, COO global da Plataforma de Café, participaram da solenidade. O discurso de Clarkson, feito em inglês, foi traduzido por Daniel Jaccard, também COO global da plataforma.

Arthur Graf, Head da Plataforma de Café da LDC no Brasil, destacou que a ampliação traz mais conveniência aos pequenos e médios produtores:
“Essa expansão agilizará a logística de fornecimento, permitindo que possamos comprar e receber café no momento em que os produtores estiverem prontos para vender, garantindo um fluxo mais eficiente, mesmo durante o pico da safra.”
Presidente Michel Roy agradece equipes e destaca papel do Brasil no negócio global da LDC

Presidente Michel Roy agradece equipes e destaca papel do Brasil no negócio global da LDC
Em sua fala, Michel Roy, Presidente da LDC no Brasil, agradeceu o trabalho e o comprometimento de todos os colaboradores, produtores e parceiros que tornaram possível o projeto:
“Quero expressar meu profundo agradecimento pelo trabalho, planejamento, persistência e engajamento de todas as equipes envolvidas. Há 18 meses começamos esse projeto com o objetivo de reforçar nossa atuação em todas as etapas da cadeia do café, consolidando o Brasil como peça-chave da trajetória global da companhia. Comercializamos todas as principais qualidades do café brasileiro para clientes no mundo inteiro e, com essa expansão, fortalecemos ainda mais nossa contribuição para o desenvolvimento econômico do país. Nada disso seria possível sem nossos funcionários, prestadores de serviço e produtores, essenciais para continuarmos oferecendo café de qualidade diariamente. Muito obrigado.”

Ben Clarkson destaca a importância global do Brasil para a LDC
Em seu discurso, realizado em inglês e traduzido aos presentes por Daniel Jaccard, COO Global da Plataforma de Café, o Head Global da Plataforma de Café da LDC, Ben Clarkson, agradeceu o apoio e reforçou o compromisso do grupo com o país:
“Bom dia, senhoras e senhores, muito obrigado por estarem nos acompanhando nesse dia maravilhoso em Varginha para a inauguração e expansão das nossas atividades. Somos muito gratos pelo suporte de todos que estão aqui, pelos nossos colaboradores, em um projeto de grande magnitude, e pelo nosso compromisso com o Brasil, um dos líderes globais na comercialização de produtos agrícolas. Nada disso seria possível sem dedicação e conhecimento.”
A LDC atua há mais de 35 anos no setor cafeeiro brasileiro, operando grandes unidades de beneficiamento em Varginha (MG), Matipó (MG) e Nova Venécia (ES), além de sete escritórios comerciais, empregando cerca de 480 pessoas no país.
 

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page