Lula determina aval do Planalto para novas portarias ministeriais
gazetadevarginhasi
20 de jan.
1 min de leitura
Divulgação
Durante a primeira reunião ministerial de 2025, nesta segunda-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que novas portarias dos ministérios deverão ter o aval da Casa Civil antes de sua publicação. A medida ocorre após a repercussão negativa do caso Pix, que levou o governo a recuar na fiscalização de transações.
“Daqui para frente, nenhum ministro vai poder fazer portaria que depois crie confusão para nós, sem que essa portaria passe pela Presidência da República através da Casa Civil”, declarou Lula. O presidente ressaltou a necessidade de evitar medidas que possam prejudicar a gestão.
Lula também cobrou mais comprometimento dos ministros até o fim do mandato e anunciou reuniões individuais com sua equipe ministerial. O encontro aconteceu em meio à expectativa de uma reforma ministerial e ao planejamento político para as eleições de 2026.
Atualmente, o governo conta com 39 ministérios, divididos entre o PT e outros dez partidos aliados. Lula afirmou que o clima eleitoral já foi antecipado pela oposição e pediu que os ministros fortaleçam alianças políticas para garantir a continuidade das coalizões.
“Essa é uma tarefa grande. Eu quero que esses partidos continuem juntos, mas isso dependerá do esforço de cada um de vocês no próximo ano”, concluiu o presidente.
Comments