top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Lula diz que PIB cresceu mais do que os 'negacionistas' divulgaram


Durante evento do Dia Mundial do Meio Ambiente, na quarta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou para provocar aqueles que ele classificou como "negacionistas" por não acreditarem no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Em pronunciamento à imprensa, no Palácio do Planalto, o petista ainda criticou o mercado e a imprensa.

“Quem escreve editorial errou mais uma vez, quem faz a primeira página dos jornais tem errado mais uma vez. Alguns comentaristas têm errado. Porque, surpreendentemente, o PIB cresceu mais do que os negacionistas divulgaram pela imprensa. E vai continuar crescendo mais”, declarou Lula ao deixar o evento para se reunir com governadores.

O comentário do petista ocorre um dia após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar que o Brasil registrou crescimento de 0,8% do PIB. O mercado, até então, fazia uma projeção inferior, de 0,7%. A alta fez com que o Brasil chegasse na oitava posição no ranking das maiores economias do mundo, à frente da Itália.

Inicialmente, Lula abriu seu discurso falando que não faria comentários sobre o PIB e outros assuntos, para não tirar o foco sobre o balanço das ações da pasta comandada pela ministra Marina Silva. Inclusive, o cerimonial do Palácio do Planalto chegou a cometer uma gafe ao pedir, pelo microfone, que o público aguardasse em seus respectivos locais para que o presidente da República pudesse se retirar do Salão Oeste.

“Foco hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, se eu for falar de qualquer outro assunto, se eu for falar do crescimento do PIB, se eu for falar das ‘Blusinhas’ vai ser o que vai tomar conta do noticiário. E não a questão ambiental”, disse Lula.
“Como nós queremos dar consciência à sociedade brasileira de que a questão ambiental não é mais uma questão de ativismo, não é mais uma questão universitária, não é mais uma questão, como se dizia antigamente, de bicho grilo. A questão ambiental é um chamamento à responsabilidade dos nossos humanos", completou.
Fonte: O Tempo

댓글


bottom of page