Lula lança pacto para erradicar lixões, mas prazo legal é ignorado pela Terceira vez
- gazetadevarginhasi
- 10 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende lançar, agora em julho, um pacto nacional com prefeitos para pôr fim aos lixões espalhados pelo país.
Apesar da iniciativa, a lei prevê 2 de agosto como data-limite para que municípios acabem com os lixões e façam uso de aterros sanitários para a disposição de resíduos sólidos, prazo que será desrespeitado pela terceira vez.
Conforme dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o Brasil tem 1.572 lixões e 598 aterros controlados (áreas com contenção dos rejeitos, mas sem impermeabilização do solo e nem sistema de tratamento do chorume), refletindo uma realidade crítica e atrasada no setor de saneamento.
O governo Lula, não conseguiu cumprir as metas estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, que no início da década passada estipulou 2014 como o limite para a substituição dos lixões a céu aberto por aterros sanitários com sistema de controle completo. A repetida falha em cumprir os prazos ressalta a dificuldade em resolver um problema ambiental e de saúde pública que se arrasta há anos.
fonte: CNN
Comments