top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Lula mira zerar tarifas dos EUA em encontro com Trump, diz vice-presidente Alckmin

  • gazetadevarginhasi
  • há 13 horas
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta terça-feira (3/2) que a próxima viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aos Estados Unidos pode resultar na eliminação das tarifas que ainda incidem sobre produtos brasileiros no mercado norte-americano. A visita, prevista para o início de março, deve ter um encontro entre Lula e o presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca, embora a data exata ainda esteja sendo definida pelos ministérios das Relações Exteriores de ambos os países.

Alckmin destacou que a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos tem melhorado, mas ainda há uma parcela de exportações brasileiras afetada pela chamada “tarifaço” imposta pelo governo americano. Segundo ele, "a expectativa é positiva, e muito focada na relação Brasil e Estados Unidos. Já melhorou", observando que, anteriormente, 37% da pauta exportadora brasileira estava agravada por sobretaxas americanas, percentual que hoje caiu para cerca de 22%. A meta, conforme o vice-presidente, é “zerar” essas tarifas.

Ao comentar a pauta comercial que deve ser tratada na reunião bilateral, Alckmin afirmou: "Não há razão para ter um tarifaço", reforçando a intenção de avançar nas negociações para eliminar totalmente as barreiras tarifárias remanescentes.

Segundo ele, medidas iniciais já levaram à retirada de sobretaxas de diversos produtos, como itens agrícolas (café, frutas, suco de laranja) e segmentos industriais, mas ainda há setores, especialmente industriais, que continuam sujeitos a taxas elevadas — algumas chegando a 50%.

Além da questão tarifária, a agenda do encontro entre Lula e Trump deve abordar outros temas de interesse bilateral, incluindo cooperação no combate ao crime organizado e discussões sobre a situação política e econômica na América Latina.

Contexto sobre tarifas e comércio Brasil–EUA

As tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros — frequentemente apelidadas de tarifaço — foram introduzidas nos últimos anos e impactaram uma parcela relevante das exportações brasileiras para aquele país. Após negociações diplomáticas e acordos parciais, parte dessas sobretaxas foi reduzida ou retirada, mas ainda restam tarifas elevadas que afetam setores industriais e agrícolas.

Para o governo brasileiro, a eliminação completa dessas taxas pode fortalecer o comércio bilateral e ampliar as exportações nacionais aos EUA. A expectativa é que o encontro entre os presidentes Lula e Trump em março possa contribuir para avançar nas negociações e resolver pontos pendentes dessa disputa tarifária.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page