top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Médicos são denunciados por peculato em esquema de pagamentos irregulares em Ribeirão das Neves

  • gazetadevarginhasi
  • há 3 dias
  • 1 min de leitura
Médicos são denunciados por peculato em esquema de pagamentos irregulares em Ribeirão das Neves
Divulgação
MPMG denuncia 18 médicos por esquema de pagamentos irregulares em Ribeirão das Neves.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça da Saúde de Ribeirão das Neves, concluiu a primeira fase da investigação que apura um esquema de pagamentos indevidos a médicos do município. As irregularidades teriam ocorrido em 2017 e resultaram em prejuízo de aproximadamente R$ 320 mil aos cofres públicos, em valores atualizados.

Segundo o MPMG, entre junho e outubro de 2017, médicos vinculados à UPA Acrízio Menezes, localizada na região de Justinópolis, recebiam valores referentes a “plantões extras” que, na prática, não foram realizados. O então diretor técnico da unidade autorizava os pagamentos sob a justificativa de que os profissionais participariam de eventos de capacitação e discussões clínicas. No entanto, não havia comprovação de atendimento ou prestação de serviços médicos à população.

A prática, que funcionava como forma de elevar ilegalmente a remuneração dos profissionais, foi confirmada em relatório de auditoria elaborado pelo próprio município em 2023.

Com base nas provas, o MPMG ofereceu denúncia contra 18 médicos pelo crime de peculato, previsto no artigo 312 do Código Penal. Outros 16 profissionais celebraram Acordo de Não Persecução Penal, comprometendo-se a devolver os valores recebidos indevidamente e pagar multa. Já em relação a um médico, o procedimento foi arquivado por falta de justa causa.

As investigações seguem em andamento para apurar a conduta de outros sete médicos citados na auditoria como beneficiários do esquema.
Fonte: MPMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page