top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Mais acesso a serviços públicos: novas UAIs vão chegar a Guaxupé, Santa Rita do Sapucaí e Três Pontas

  • Foto do escritor: Elisa Ribeiro
    Elisa Ribeiro
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura
ree
O Sul de Minas será beneficiado com a instalação de três novas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), que serão implantadas nos municípios de Guaxupé, Santa Rita do Sapucaí e Três Pontas. A medida faz parte da nova fase do Programa UAI Compartilha, lançado oficialmente nesta quinta-feira (25) pelo Governo de Minas, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O termo de cooperação assinado formaliza a criação de novas unidades em 30 cidades mineiras, com recursos do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPDC) destinados à aquisição de equipamentos, mobiliário e sinalização visual.
Os recursos, no valor de R$ 10,8 milhões, foram viabilizados em agosto de 2024 por meio do Programa Juntos por Minas, que permite a destinação de valores provenientes de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) para iniciativas prioritárias em todo o estado. A gestão dos recursos ficou a cargo da Secretaria de Estado de Casa Civil. As novas UAIs trarão uma variedade de serviços ao cidadão, como a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea),
além da recuperação da conta Gov.br e serviços de trânsito relacionados a veículos e habilitação.
Outro ponto positivo da expansão é que todas as novas unidades custeadas pelo FEPDC terão postos do Procon, fortalecendo ainda mais a rede de proteção ao consumidor em Minas Gerais. Com a ampliação, o estado passará a contar com mais de 80 UAIs em funcionamento, espalhadas pelas dez macrorregiões de planejamento. Atualmente são 58 unidades ativas, sendo que 22 delas operam em parceria com prefeituras e câmaras municipais, conforme o modelo UAI Compartilha, criado em 2019.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page