Marinha realiza resgate de tripulante ucraniano com suspeita de infarto em alto-mar
18 de fev.
Reprodução
O Comando do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil realizou o resgate de um tripulante ucraniano de 35 anos, que apresentou sintomas de infarto em alto-mar, a 136 km da costa de São Paulo, na manhã do último domingo (16). O homem estava a bordo do navio mercante "Tr Lady".
Segundo a Marinha, a situação de saúde do tripulante foi avaliada pelo serviço de telemedicina do Salvamar (Serviço de Busca e Salvamento da Marinha) Sueste, que determinou a necessidade de resgate imediato. Para agilizar a operação, o navio foi orientado a seguir em direção ao Rio de Janeiro.
Com a emergência, o Salvamar Sueste iniciou a operação com o apoio de um helicóptero AH-15B, do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral da Esquadra Brasileira.
Em um vídeo divulgado pela Marinha, é possível ver o momento do resgate, com um agente de Busca e Salvamento sendo içado do navio pelo sistema de guincho do helicóptero. Como o navio não oferecia condições para pouso, a manobra foi realizada no ar, conforme explicou o fuzileiro naval Jonathas Tomaz Reina, comandante da aeronave.
Após o resgate, o médico da aviação fez uma avaliação preliminar, confirmando que o paciente estava consciente e com o estado de saúde estável. A aeronave seguiu então para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, onde o tripulante foi transferido para uma ambulância e levado ao Hospital São Lucas, em Copacabana.
Comments