Metrô de SP confirma que liberará catracas caso 100% dos funcionários retornem ao trabalho
gazetadevarginhasi
23 de mar. de 2023
1 min de leitura
Werther Santana/Estadão Conteúdo
O Metrô comunicou ao Sindicato dos Metroviários a liberação do funcionamento do sistema nesta quinta-feira (23), com abertura total das catracas (catraca livre, entrada gratuita), caso a categoria retorne 100% ao trabalho.
Segundo o metrô, essa condição é necessária para garantir a segurança dos passageiros.
Quatro linhas ficaram paralisadas nesta manhã: 1-Azul, 3-Vermelha, 2-Verde e 15-prata. A greve causou transtornos e lotação nos ônibus.
As cinco linhas de trens da CPTM continuaram funcionamento normalmente, assim como as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô (administradas pela ViaQuatro e ViaMobilidade) e linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda (administradas pela ViaMobilidade).
Segundo o comunicado do sindicato, os metroviários decidiram entrar em greve em assembleia realizada nessa quarta feira (22).
Veja na íntegra a nota do metrô:
“O Metrô comunicou ao Sindicato dos Metroviários a liberação do funcionamento do sistema nesta quinta-feira (23) com liberação total das catracas (catraca livre, entrada gratuita), de forma a não prejudicar ainda mais a população que depende do transporte. A medida será colocada em prática, condicionada ao retorno imediato de 100% dos funcionários da operação e manutenção, para garantir a segurança dos passageiros. A liberação deve gerar prejuízo dificultando ainda a saúde financeira da empresa.
A Companhia reforça que tentou todas as formas de negociação, inclusive com a concessão de benefícios como o pagamento de progressões salariais. A empresa também cumpre integralmente com o acordo coletivo de trabalho e as leis trabalhistas.”
Comentários