top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Minas abre centro de tornozeleiras em Ubá e mira agressores da Lei Maria da Penha

  • gazetadevarginhasi
  • 14 de abr. de 2025
  • 1 min de leitura
Minas abre centro de tornozeleiras em Ubá e mira agressores da Lei Maria da Penha
Divulgação
Governo de Minas inaugura Subnúcleo de Monitoramento Eletrônico em Ubá.

A cidade de Ubá, na Zona da Mata, passou a contar com um Subnúcleo Regional de Monitoramento Eletrônico, inaugurado nesta quinta-feira (10/4) pelo Governo de Minas. A estrutura foi implantada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), e integra o projeto de expansão da monitoração eletrônica no estado.

A unidade tem como foco agilizar a instalação de tornozeleiras eletrônicas, em especial para casos com medida protetiva, fortalecendo a segurança das vítimas e promovendo a ressocialização de pessoas monitoradas. O novo subnúcleo passa a operar sob a coordenação da Diretoria de Gestão e Monitoramento Eletrônico, com sede em Belo Horizonte, responsável pela política estadual de monitoramento executada pela Polícia Penal.

Atualmente, 8.366 pessoas são monitoradas por tornozeleira eletrônica em Minas Gerais, das quais 779 respondem por crimes enquadrados na Lei Maria da Penha. O secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, destacou que a nova unidade proporciona mais rapidez no início do monitoramento, aumentando a proteção às vítimas. “Essa agilidade garante à vítima, também mais rapidamente, a sensação de proteção contra novos ataques de seu agressor”, afirmou.

A diretora Dênia Samione reforçou que a descentralização reduz deslocamentos e garante manutenção mais eficaz dos dispositivos, aumentando a capilaridade do sistema. Atualmente, o Estado conta com 13 Núcleos Regionais em cidades estratégicas como Juiz de Fora, Uberlândia, Montes Claros e Governador Valadares. Com a nova unidade, os subnúcleos regionais somam três, localizados em Alfenas, Muriaé e agora em Ubá.
Fonte:AgênciaMinas

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page