top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Minas Bar em Paris: Culinária Mineira Conquista Atletas e Turistas nos Jogos Olímpicos

  • Foto do escritor: Elisa Ribeiro
    Elisa Ribeiro
  • 31 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura
Minas Bar em Paris: Culinária Mineira Conquista Atletas e Turistas nos Jogos Olímpicos
Gustavo Mendicino / EMC
No lugar do croissant, pão com manteiga e café com leite queimado. Nos intervalos entre os jogos, uma seleção de queijos das regiões de Vertentes, Serro, Canastra, Araxá e Norte de Minas. O cardápio inclui pão de queijo com pernil, frango à paçoquinha, verduras refogadas com fubá cremoso e ovo caipira, entre outras delícias típicas de Minas Gerais, em receitas assinadas pelo chef Henrique Gilberto.

Essa seleção gastronômica é um dos destaques do Minas Bar, uma iniciativa do Governo de Minas em parceria com o projeto Fartura Comidas do Brasil e o Grupo Viela, apresentada na Casa Brasil, espaço montado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parc la Villete, em Paris, durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Desde a abertura dos Jogos, o Minas Bar tem atraído atletas, como a skatista Rayssa Leal, medalhista de bronze, além de turistas e locais, que têm a oportunidade de experimentar os sabores da culinária mineira.

A iniciativa serve como uma vitrine mundial para a elogiada culinária mineira, rica em produtos típicos e receitas que conquistam visitantes de todas as partes do mundo.

“Minas Gerais ainda é um ilustre desconhecido. Quando turistas estrangeiros pensam no Brasil, geralmente pensam no Rio de Janeiro”, destacou Bárbara Botega, secretária adjunta de Comunicação Social (Secom). Ela enfatizou a importância de divulgar Minas Gerais como destino internacional. O Minas Bar, segundo Botega, oferece uma experiência autêntica da cozinha mineira, refletindo a hospitalidade e a tradição culinária do estado.

Diariamente, o Minas Bar oferece pratos elaborados com ingredientes típicos de Minas Gerais, como milho, mandioca, polvilho, pão de queijo, carne de porco e frango, tudo em versões "petit", pequenas porções em francês, mas com sabores autênticos e marcantes.

"O Minas Bar promove essa experiência e impulsiona o turismo, que já cresce mais que o dobro da média nacional no nosso estado", disse Botega. Ela mencionou as reações emocionadas de brasileiros no exterior e o encanto dos estrangeiros com os pratos mineiros, como o torresmo crispy e a broa de milho.

O Chef
Henrique Gilberto, do Grupo Viela, iniciou sua carreira no renomado restaurante Xapuri, referência em comida mineira. Ele aprimorou sua experiência com grandes chefs nacionais e internacionais, como Alex Atala, Alberto Landgraf e Massimo Bottura. Em Paris, no Minas Bar, Henrique serve cerca de 1,5 mil pessoas por dia, oferecendo um atendimento acolhedor que reflete a hospitalidade mineira.

“Trabalhamos como em uma mercearia de bairro de BH ou qualquer outra cidade de Minas, mantendo a tradição da simpatia, bom humor e comida saborosa", contou Henrique Gilberto. Ele ressaltou que a parceria com o Fartura e a Cozinha Tupis foi um sucesso, emocionando e orgulhando os visitantes do Minas Bar.

Cardápio do Minas Bar – Casa Brasil
  • Queijos diferenciados - Vertentes, Serro, Canastra, Araxá e Norte

  • Milho frito com queijo e manteiga

  • Torresmo com purê de limão e coentro (porco)

  • Pão de queijo com pernil

  • Frango à paçoquinha

  • Folhas mineiras refogadas com fubá cremoso e ovo caipira

  • Mandioca crocante com molho de manteiga de garrafa

  • Bomba de goiabada com queijo canastra

  • Café com leite queimado e pão com manteiga

Fonte: Agencia Minas

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page