top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Minas Gerais forma 142 novos epidemiologistas para reforçar resposta a emergências em saúde

  • gazetadevarginhasi
  • há 6 minutos
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
Minas Gerais avançou, em 2025, no fortalecimento da resposta a epidemias e surtos ao formar 142 novos epidemiologistas por meio do Programa EpiSUS-Fundamental, iniciativa do Ministério da Saúde voltada à qualificação de profissionais para atuação em vigilância e emergências em saúde pública no âmbito do SUS.
No estado, o programa é executado pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Minas), conforme previsto no Plano Estadual de Saúde 2024–2027. Em 2025, foram concluídas seis turmas, distribuídas em diferentes macrorregiões mineiras.
De acordo com a coordenação da ESP-MG, a formação tem como objetivo fortalecer a atuação de epidemiologistas de campo, especialmente em situações de emergência em saúde pública, além de qualificar a investigação de doenças e agravos. O EpiSUS integra a estratégia internacional FETP (Field Epidemiology Training Program), estruturada em três níveis de formação: fundamental, intermediário e avançado.
A etapa fundamental do programa tem duração de 12 semanas, com carga horária total de 200 horas, sendo 80 horas presenciais e 120 horas de atividades práticas em campo. O foco está na vigilância em saúde, na epidemiologia descritiva e no uso de ferramentas para análise de dados e tomada de decisões baseadas em evidências.
A iniciativa seguirá em execução nos próximos anos, com a previsão de oferta em outras dez macrorregiões, sendo seis em 2026 e quatro em 2027. Ao final do ciclo, a expectativa é formar cerca de 430 profissionais, abrangendo todas as 16 macrorregiões de saúde de Minas Gerais.
Participantes do programa destacam que a capacitação contribui para investigações mais precisas, melhora a análise das informações e fortalece as ações de prevenção, controle e assistência, além de qualificar o planejamento e a gestão em saúde pública no estado.

Gazeta de Varginha

bottom of page