Minas Gerais tem primeira mulher no comando do Corpo de Bombeiros
5 de fev.
Reprodução
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) fez história nesta terça-feira (4), ao nomear, pela primeira vez em 113 anos, uma mulher para o cargo de comandante-geral da corporação. A coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan assumiu o posto em cerimônia realizada em Belo Horizonte, substituindo o coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho.
A solenidade contou com a presença do governador Romeu Zema e do vice-governador Professor Mateus. Em seu discurso, Zema ressaltou a valorização da presença feminina em posições de liderança no estado.
“Tivemos a primeira mulher ocupando a pasta da Secretaria de Agricultura e Pecuária, a primeira mulher na Secretaria de Meio Ambiente e, agora, a primeira mulher no comando militar. Eu não tenho medo de mudanças, tenho medo de continuismo, que muitas vezes atrapalha a administração”, afirmou.
O vice-governador também reconheceu a importância do trabalho dos bombeiros e destacou a atuação do coronel Erlon Dias. “O Corpo de Bombeiros é motivo de orgulho para os mineiros. Em momentos de incêndios, enchentes e acidentes graves, temos a confiança de que estaremos a salvo por conta da excelência do serviço prestado pela corporação”, disse.
Nova comandante-geral
Ao longo de sua trajetória na corporação, a coronel Jordana ocupou diversos cargos estratégicos, incluindo a chefia da Assessoria de Comunicação do CBMMG e a Diretoria de Assuntos Institucionais. Ela é especialista em Administração Pública e Gestão de Pessoas pela Fundação João Pinheiro e tem formação em Gestão Estratégica e Políticas Públicas pela Academia de Bombeiros Militar.
“Para mim, é uma honra muito grande. Todos podem imaginar a emoção deste momento. O que vem agora é uma grande responsabilidade de dar continuidade ao trabalho da corporação e buscar a excelência no serviço prestado à sociedade”, declarou a nova comandante-geral.
Mudanças no Estado-Maior
Além da troca no comando-geral, o subcomando da corporação e a chefia do Estado-Maior passarão a ser ocupados pelo coronel Moisés Magalhães de Sousa, que assume o cargo no próximo dia 12 de fevereiro, substituindo a coronel Daniela Lopes.
Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Gestão Estratégica e Políticas Públicas, o novo subcomandante também atua como professor e orientador no curso de pós-graduação da Academia de Bombeiros Militar.
A nomeação da coronel Jordana reforça o avanço da representatividade feminina no alto escalão das forças de segurança pública em Minas Gerais, consolidando uma gestão voltada para a modernização e o fortalecimento da corporação.
Comments