top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Minas inicia planejamento integrado para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

  • gazetadevarginhasi
  • há 48 minutos
  • 2 min de leitura
Minas inicia planejamento integrado para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027
Divulgação
O Grupo de Trabalho (GT) responsável pela organização da Copa do Mundo Feminina de Futebol da FIFA 2027 realizou, na manhã desta quinta-feira (5), sua primeira reunião no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte. O encontro reuniu representantes das forças de segurança e de diversas secretarias do Governo de Minas, marcando o início do planejamento integrado para a realização do evento esportivo no estado. A competição está prevista para ocorrer entre os dias 25 de junho e 25 de julho de 2027.

Criado para acompanhar a execução de obras, serviços, medidas administrativas e ações estratégicas exigidas pela FIFA, o GT terá papel central na preparação de Minas Gerais para receber uma das maiores competições esportivas do mundo.

Durante a reunião, o secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Social, Ricardo Alves, ressaltou a importância de Minas sediar o torneio e destacou o papel do poder público no fortalecimento do futebol feminino. “O futebol feminino está crescendo exponencialmente, e o Governo de Minas tem um papel fundamental nesse processo, ao estimular a diversidade, ampliar o acesso ao esporte e criar oportunidades para meninas e mulheres em todas as regiões do estado”, afirmou.

Minas na rota da Copa
O Estádio Mineirão será a sede da Copa do Mundo Feminina em Minas Gerais e deverá receber seis jogos da fase classificatória, além de três partidas entre as oitavas de final e a final da competição.

O Governo de Minas apresentou à FIFA onze possíveis Centros de Treinamento para avaliação. Em Belo Horizonte, foram indicadas a Arena Independência, a Toca da Raposa 1 e a Vila Olímpica. Outros oito locais foram submetidos à análise nos municípios de Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Nova Lima, Pouso Alegre, Santa Luzia, Sete Lagoas e Uberlândia, ampliando o alcance territorial do evento e seus impactos positivos no estado.

Legado esportivo e inclusão
O subsecretário de Esportes da Sedese, Tomás Mendes, destacou que a Copa representa uma oportunidade estratégica para o fortalecimento do futebol feminino em todas as regiões mineiras. “É uma oportunidade muito importante para virar uma chave e fazer com que a modalidade esteja presente em todas as nossas regiões. Temos discutido como a FIFA planeja o legado esportivo, em termos de projetos, capacitação e materiais. A ideia é trazer a FIFA para jogar esse jogo com a gente, deixando benefícios permanentes para o esporte mineiro”, afirmou.

Coordenação do GT
A coordenação do Grupo de Trabalho ficará a cargo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Esportes, reforçando o esporte como instrumento de inclusão social, desenvolvimento e promoção de oportunidades.

As reuniões do GT ocorrerão mensalmente, com possibilidade de encontros extraordinários mediante convocação do coordenador, além da participação de especialistas e representantes de outras instituições, conforme a necessidade.
Fonte: AgMinas

Gazeta de Varginha

bottom of page