top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Minas reforça segurança no fim do ano com campanha “Fica ativo, sô!” e policiamento ampliado

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
A segurança pública em Minas Gerais ganha reforço estratégico neste fim de ano com o início da tradicional Operação Natalina e o lançamento da campanha de prevenção a furtos “Fica ativo, sô!”. A ação, coordenada pela Polícia Militar em parceria com o Governo do Estado, tem como objetivo principal reduzir crimes contra o patrimônio e aumentar a sensação de segurança durante o período de compras e festas de final de ano. A operação segue até o dia 31 de dezembro.
Para isso, além do policiamento habitual, a PM contará com reforço de efetivo das áreas administrativas e de unidades especializadas, como os Comandos de Policiamento Especializado (CPE), de Missões Especiais (CME), de Aviação (Comave) e o Batalhão de Policiamento de Eventos (Bepe). A operação marcará ainda a primeira participação operacional de discentes do Curso de Formação de Soldados.
As ações incluem policiamento ostensivo a pé e com viaturas em pontos estratégicos, como áreas comerciais e de grande circulação de pessoas. O objetivo é ampliar a visibilidade da presença policial e contribuir para a preservação da ordem pública em um dos períodos mais movimentados do ano.
A campanha “Fica ativo, sô!” aposta na comunicação direta com a população, utilizando uma estratégia de mídia diversificada. Dicas de segurança serão divulgadas por meio de redes sociais, painéis de LED, bancas de revista, ônibus, abrigos, cartazes em comércios e espaços públicos. A ideia é transformar o cidadão em um aliado ativo na prevenção de crimes, principalmente furtos a pedestres, comércios, residências e veículos.
Pela primeira vez, a campanha traz recursos de realidade aumentada. Cartazes espalhados pelas cidades exibem um QR Code que, ao ser escaneado, leva o usuário a um conteúdo interativo com dicas de segurança apresentadas pelo mascote da Polícia Militar, o PM Amigo Legal. A tecnologia mistura o real e o virtual para engajar a população e reforçar orientações de autoproteção.
A tecnologia também será usada de forma operacional. A Polícia Militar empregará drones, videomonitoramento, reconhecimento facial e o Sistema Hélios — que faz a leitura inteligente de placas de veículos — para intensificar o combate ao crime. O porta-voz da PMMG, capitão Rafael Veríssimo, destacou que vídeos educativos serão divulgados no Instagram da instituição (@pmmg.oficial) nos próximos dias, com orientações que ajudem os cidadãos a evitar situações de risco.
O reforço no policiamento e as ações de prevenção ocorrem em um momento em que Minas Gerais colhe resultados expressivos na área da segurança. Desde 2019, os investimentos no setor cresceram 60%. Essa expansão contribuiu para a redução significativa da criminalidade.
Os crimes violentos caíram de 95,5 mil em 2018 para 32,3 mil em 2024 — uma redução de 66%. Já os roubos consumados registraram queda de 76% no mesmo período, passando de 76,6 mil para 18,6 mil casos.
Com base nessas ações integradas, a expectativa do Governo de Minas é oferecer mais tranquilidade à população e ao comércio durante as festas, consolidando o estado entre os mais seguros do país para viver, circular e empreender.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page