MPMG desarticula esquema de propina por mudanças em zoneamento em Divinópolis
gazetadevarginhasi
há 48 minutos
1 min de leitura
Divulgação - Divinopolis MG
Vereadores de Divinópolis são condenados por corrupção em mudanças de zoneamento.
A Justiça condenou dois vereadores e um empresário por corrupção ativa e passiva em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. O esquema envolvia a aprovação de projetos de lei de alteração de zoneamento urbano em troca de propina. As penas somadas ultrapassam 43 anos de prisão, além do pagamento de R$ 354 mil por danos morais coletivos.
Os parlamentares, já afastados, perderam os cargos públicos por atuarem de forma recorrente e abusiva. O Judiciário apontou que a permanência deles traria descrédito ao serviço público e risco à sociedade.
A operação “Gola Alva”, conduzida pelo Gaeco e pelo MPMG, apurou o recebimento de valores entre 2021 e 2023 para aprovação de leis que beneficiaram empresários da construção civil. Um vereador cumprirá 27 anos de prisão, outro 13 anos. O empresário, condenado a três anos e quatro meses, cumprirá pena em regime aberto.
Outros oito envolvidos fecharam acordos de não persecução penal. Os condenados poderão recorrer em liberdade, mas seguem afastados.