top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

MPMG entrega nova escola municipal em Andradas construída com recursos de indenizações

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura
MPMG entrega nova escola municipal em Andradas construída com recursos de indenizações
Divulgação
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entregou, nesta quarta-feira (4), a nova sede de uma escola municipal em Andradas, no Sul de Minas. A unidade foi viabilizada com R$ 7,2 milhões provenientes de indenizações por dano moral coletivo, obtidas em ações conduzidas pela Promotoria de Justiça da comarca.

Localizada na avenida Prefeito Antônio Gonçalves, a escola foi construída em uma área de 42.300 metros quadrados, adquirida pelo município em 2022. O projeto foi planejado para atender cerca de 600 alunos de diferentes bairros da cidade. As atividades já tiveram início nesta quarta-feira, com 500 estudantes matriculados, sendo 250 no período da manhã e 250 no período da tarde.

A estrutura da unidade conta com bloco administrativo, 12 salas de aula, cozinha, refeitório, sala de informática, laboratório de ciências, auditório, biblioteca e pátio descoberto, oferecendo um ambiente moderno e adequado ao desenvolvimento educacional das crianças.

Durante a solenidade, a prefeita de Andradas, Margot Navarro Pioli, destacou a parceria institucional. “Em 24 de maio de 2024 lançamos a pedra fundamental para a construção da escola. Em apenas dois anos conseguimos construir e entregar para as famílias andradenses uma escola desse tamanho, que muito ajudará na educação das nossas crianças. Hoje sinto que cumprimos um compromisso do papel do gestor público. Esse é um momento de celebração para nossa cidade, graças à parceria com o Ministério Público”, afirmou.

Representando o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho, o promotor de Justiça Victor Hugo Rena ressaltou o retorno social dos recursos recuperados. “Destinar valores oriundos de indenizações por dano moral coletivo à educação é uma forma concreta de promover justiça social. É transformar a reparação de um dano em investimento no futuro, ampliando oportunidades, fortalecendo a cidadania e contribuindo para o desenvolvimento local”, disse.

A obra foi viabilizada a partir da Operação Sinergia, voltada à recuperação de ativos e à responsabilização por dano moral coletivo no Sul de Minas, com apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet) e do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira).

Segundo o promotor de Justiça e coordenador do Caoet em Varginha, Daniel Ribeiro Costa, a construção simboliza o impacto positivo da responsabilização por práticas ilícitas. Para ele, a sonegação e a corrupção comprometem políticas públicas essenciais, e a escola representa “a prova de que a responsabilização não é apenas punição, mas também oportunidade de reconstrução em benefício da sociedade”.
Homenagem
A escola recebeu o nome de Dr. Delvo Stivanin, nascido em Andradas em 13 de fevereiro de 1939, filho de Santo José e Amélia Buzato Stivanin. Criado no bairro da Serrinha, iniciou seus estudos na Escola Estadual José Bonifácio. Formou-se cirurgião-dentista pela Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, em 1967, e destacou-se na história do município pela atuação profissional, política e pelo compromisso com o desenvolvimento local.
Fonte:MPMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page