top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

MPMG participa de encontro nacional sobre combate ao crime organizado em Curitiba

  • gazetadevarginhasi
  • 30 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura
MPMG participa de encontro nacional sobre combate ao crime organizado em Curitiba
Divulgação MPMG - foto do MJSP
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) esteve presente no 3º Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), realizado entre os dias 26 e 28 de agosto em Curitiba. O evento foi promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e reuniu representantes de órgãos de segurança pública e do sistema de Justiça de todo o país.

O encontro teve como foco a integração das instituições, a troca de experiências e a definição de novas estratégias de inteligência e investigação para enfraquecer organizações criminosas. Durante três dias, na sede do Ministério Público do Paraná e na Escola Superior da Polícia Civil, foram discutidos temas considerados prioritários no enfrentamento ao crime, como cadeia de custódia e vestígios digitais, uso da inteligência artificial na persecução penal, recuperação de ativos, gestão patrimonial, criptoativos, criminalidade econômica, além de parcerias com instituições financeiras e plataformas digitais.

Também foram apresentadas novas tecnologias de investigação, metodologias de cooperação interagências e casos de sucesso já aplicados em diferentes estados. Representando Minas Gerais, participou o promotor de Justiça Giovani Avelar Vieira, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Para ele, o encontro fortalece a articulação nacional contra facções. “O evento foi de grande relevância, reunindo forças de segurança pública de todo o país e discutindo questões extremamente atuais, esperando-se que constitua um marco no combate integrado e articulado ao crime organizado em todo o país”, destacou.

O secretário nacional de Segurança Pública do MJSP, Mario Sarrubbo, ressaltou a importância da Renorcrim para o fortalecimento das ações conjuntas. “Nós demos passos importantes para criar sinergia entre as instituições. Em primeiro lugar, com as Polícias Civis, depois com os Ministérios Públicos, os Gaecos, e, agora, com as polícias no âmbito federal. E é dessa forma que se constrói a confiança necessária entre as instituições, para que elas possam agir de forma integrada e com eficiência”, afirmou.

Além de membros do Ministério Público, o encontro contou com a presença de delegados de unidades especializadas, juízes e policiais civis de todo o país.

Criada para fortalecer o enfrentamento às organizações criminosas, a Renorcrim é coordenada pelo MJSP, por meio da Diretoria de Inteligência e Operações Integradas (Diopi), e reúne representantes das Polícias Civis, órgãos federais e estaduais, além de integrantes do Sistema de Justiça Criminal. O objetivo da rede é potencializar a atuação das unidades especializadas, promovendo a capacitação contínua de profissionais, o compartilhamento de informações estratégicas e a realização de operações coordenadas. A expectativa é que, nos próximos anos, as ações sejam ampliadas com reuniões técnicas periódicas, aquisição de equipamentos e novas iniciativas de cooperação entre os estados.
Fonte: MPMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page