Municípios buscam inclusão na rota da Estrada Real
gazetadevarginhasi
30 de abr.
1 min de leitura
Reprodução
Representantes dos Municípios de Santa Rita do Jacutinga, Rio Preto, Santa Bárbara do Monte Verde (todos na Zona da Mata) e Bom Jardim de Minas (Sul de Minas) demandam a inclusão na rota da Estrada Real. Eles participaram de audiência pública realizada pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na segunda-feira (28/4/25).
Conhecida como Vale Proibido, a região teve seus caminhos intensamente fiscalizados pela Coroa Portuguesa a fim de evitar a passagem ilegal de ouro, diamantes e outras mercadorias durante o período colonial. Ali também está localizada a Fazenda Santa Clara, patrimônio tombado. “Ela segue íntegra, tal qual registros do início do século passado”, afirmou o proprietário José Mendes Honório Júnior.
“A Fazenda Santa Clara faz parte da história do Brasil, ela precisa ser preservada. Aqui é um pedido de socorro”, enfatizou o prefeito de Rio Preto, Antônio Márcio Vieira. Além disso, citou parques existentes nos municípios, onde é possível fazer trilhas e tomar banho em cachoeiras.
“É um resgate cultural da nossa história que precisa do apoio desta Casa”, frisou o gestor de projetos culturais, Anibal Henrique Macedo. Ao garantir a capacidade da rede hoteleira regional, afirmou que é necessário valorizar economicamente o local.
Comentários