Mutirão de negociação vai até 30/11 — veja como limpar seu nome pelo Consumidor.gov.br
- gazetadevarginhasi
- há 9 horas
- 2 min de leitura

Mutirão nacional oferece até 30 de novembro chance de renegociar dívidas com bancos.
Consumidores com dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de empréstimos bancários têm até o dia 30 de novembro para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira.
A ação é promovida por mais de 160 instituições financeiras, com apoio do Banco Central, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons estaduais e municipais. Financiamentos de veículos, motocicletas e imóveis não fazem parte do mutirão.
As negociações podem ser feitas diretamente com os bancos ou pelo portal Consumidor.gov.br, plataforma gratuita do governo que conecta consumidores e empresas. Para participar, é preciso ter conta Prata ou Ouro no aplicativo Gov.br. Podem ser renegociadas dívidas vencidas e sem bens em garantia — desde que não estejam prescritas.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o mutirão oferece condições especiais, como descontos no valor total, parcelamentos facilitados e taxas de juros reduzidas.
Quem preferir o atendimento presencial pode procurar um Procon participante para receber orientação e encaminhar a negociação.
“Para as pessoas superendividadas o fluxo é diferente, pois exige apoio do Procon para criação de um plano de pagamento”, explicou a Febraban.
Como participar
Acesse a plataforma Meu Bolso em Dia (Febraban) para consultar bancos participantes e canais oficiais.
No site Consumidor.gov.br, faça login, escolha a instituição e siga as instruções.
As empresas têm até dez dias úteis para responder à solicitação.






Comentários