Carreta da Família fará exames de mamografia em edição do “Rua de Direitos” na capital mineira
gazetadevarginhasi
5 de set. de 2025
2 min de leitura
Divulgação TJMG
TJMG promove nova edição do projeto “Rua de Direitos” em Belo Horizonte no fim de semana.
Na véspera do feriado de 7 de Setembro, quando o país celebra a Independência do Brasil, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promove mais uma edição do projeto “Rua de Direitos”, iniciativa voltada para garantir cidadania a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação será realizada neste sábado (6/9), das 8h às 13h, no Centro de Referências das Juventudes (CRJ), localizado na rua dos Guaicurus, nº 50, no Centro de Belo Horizonte.
O evento, organizado pelo Núcleo de Voluntariado do TJMG e pelo Comitê PopRua/Jus, integra a Política Nacional para a População em Situação de Rua, instituída pelo Decreto Federal nº 7.053, e atende às diretrizes da Resolução nº 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é oferecer serviços gratuitos que promovam acesso a direitos básicos e facilitem a inclusão social.
Nesta edição, serão disponibilizados atendimentos como emissão de documentos, regularização eleitoral e de CPF, orientação jurídica e previdenciária, emissão de certificado de reservista, atendimento médico e odontológico, exames laboratoriais e vacinação. Uma novidade será a realização de 40 exames de mamografia pela Carreta da Família, da Santa Casa de Misericórdia de BH, equipada com tecnologia específica para esse tipo de procedimento.
Além dos serviços de saúde e documentação, a programação inclui orientações sobre programas sociais e empregabilidade, aferição de pressão e glicemia, testes de ISTs, bem como atendimentos assistenciais, rodas de conversa, dança, apresentações culturais e atividades de bem-estar, como corte de cabelo e massagem. Também haverá arara solidária com roupas, distribuição de kits de higiene, refeições e atendimento veterinário com banho e tosa para animais de estimação.
O “Rua de Direitos” chega à sua quarta edição em 2025. Neste ano, o projeto teve iniciativas inéditas no interior do estado, passando por Governador Valadares, em agosto, e Juiz de Fora, em maio. Em março, foi realizada uma versão exclusiva para mulheres, pelo terceiro ano consecutivo.
A ação conta com uma ampla rede de parceiros, incluindo o TRE-MG, TRT-MG, TRF6, TJMMG, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público da União, Defensorias Públicas da União e do Estado, OAB-MG, Prefeitura de Belo Horizonte, Santa Casa, Sejusp, PrEsp, Ceapa, PCMG, PMMG, Corpo de Bombeiros, Copasa, Cemig, Servas, INSS, MTE, Receita Federal, Exército, Senac, universidades e diversas entidades da sociedade civil.
Comentários