top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Nova técnica de crioablação elimina tumores iniciais de mama sem cirurgia e já é testada no Brasil

  • gazetadevarginhasi
  • 24 de jul.
  • 1 min de leitura
ree
Uma nova técnica chamada crioablação, que congela tumores e evita cirurgia, está sendo testada com sucesso no Brasil para casos iniciais de câncer de mama. O método consiste em inserir uma sonda no local do tumor, que libera gás a -160 °C, congelando a lesão e fazendo com que as células cancerígenas necrosem (morram).
Após o procedimento, a paciente realiza cinco sessões de radioterapia. O tratamento já é usado há décadas para outros tipos de tumores, mas a aplicação para câncer de mama foi desenvolvida em Israel e só recentemente começou a ser testada em outros países.
No Brasil, a técnica está sendo estudada no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, onde a primeira fase com 60 pacientes mostrou 100% de eficácia para tumores com até dois centímetros. O mastologista Afonso Nazário, coordenador do estudo, afirma que “o tumor invasivo foi totalmente destruído” nas pacientes tratadas.
Além da eficácia, o procedimento tem outras vantagens:
  • Não exige anestesia geral nem internação hospitalar;
  • É feito com anestesia local em uma sala de ultrassom;
  • A paciente sai da sala cerca de 20 minutos após o início do procedimento e pode retomar suas atividades no dia seguinte.
A próxima fase do estudo será a maior do mundo sobre o tema, com 750 pacientes, divididas em dois grupos: metade fará a crioablação e a outra metade será submetida à cirurgia convencional.
Para participar, é necessário ter um único tumor de mama com até dois centímetros. As interessadas podem se inscrever pelo site do hospital HCor. Todas as participantes serão acompanhadas por cinco anos após o tratamento.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page