Novembro Azul começa com alerta: câncer de próstata matou cerca de 50 homens por dia no Brasil
há 14 horas
2 min de leitura
Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil — CC BY 3.0 Brasil.
O mês de novembro começa com um alerta sobre a saúde masculina. Dados do Ministério da Saúde, divulgados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), mostram que cerca de 18,5 mil homens morreram em decorrência do câncer de próstata no Brasil em 2025.
O número equivale a aproximadamente 50 mortes por dia e representa um crescimento de cerca de 20% em relação ao total registrado dez anos antes, quando foram contabilizados 15,4 mil óbitos.
Para 2026, a estimativa é de mais de 77 mil novos casos da doença no país.
A divulgação dos números acompanha o início da campanha Novembro Azul, dedicada à conscientização sobre o câncer de próstata e à importância dos cuidados regulares com a saúde masculina.
Uma das principais dificuldades no enfrentamento da doença é a ausência de sintomas nas fases iniciais. Em muitos casos, alterações urinárias ou dores aparecem apenas quando o tumor já está mais avançado.
Entre os possíveis sinais estão sangue na urina ou no sêmen, dificuldade para urinar, enfraquecimento do jato urinário e aumento da frequência das idas ao banheiro.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, as chances de cura podem chegar a 90% quando o câncer é identificado precocemente.
A entidade recomenda que homens a partir dos 50 anos procurem um urologista para uma avaliação individualizada. Para pessoas com fatores de risco, como histórico familiar da doença, a orientação pode começar aos 45 anos.
A investigação pode envolver dosagem do antígeno prostático específico, conhecido como PSA, e exame clínico. Quando há suspeita de câncer, outros procedimentos podem ser necessários para confirmar o diagnóstico.
A decisão sobre realizar exames de rastreamento deve considerar riscos, benefícios e características de cada paciente, em diálogo com um profissional de saúde.
Além da prevenção e do diagnóstico, a campanha busca diminuir a resistência dos homens à procura por atendimento médico.
Comentários