top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Novo decreto flexibiliza regras para acesso aos cânions de Capitólio, MG

Decreto publicado no dia 14 de dezembro flexibiliza algumas medidas tomadas após o desabamento da rocha, que atingiu uma lancha e matou dez pessoas no Lago de Furnas em janeiro de 2022.


Lago de Furnas, em Capitólio — Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG
Entrou em vigor em Capitólio na última quinta-feira (14) um novo decreto que regulamenta o acesso aos cânions e flexibiliza algumas medidas de segurança impostas desde a queda do paredão que atingiu uma lancha e matou dez pessoas em janeiro de 2022.

O prefeito Cristiano Gerardão (PP) atribuiu as flexibilizações aos bons resultados dos estudos geológicos que estão sendo feito nos cânions desde março do ano passado. Veja o vídeo acima.

⚠️ Apesar disso, a Prefeitura afirma que as medidas de segurança impostas pela Marinha devem continuar sendo seguidas.

O que muda?

🦺 Agora, o uso de capacete de proteção durante todo passeio pelo Lago de Furnas é facultativo, assim como o uso de coletes salva-vidas.

⛈️ Em caso de chuvas ou verificação de algum tipo de deslocamento, ou movimentação de blocos rochosos, ou de solo, os passeios poderão ser interrompidos em qualquer ponto dentro do atrativo.

⛰️ Outra medida de flexibilização é quanto o prazo das avaliações geológicas nos cânions. De 19 de dezembro de 2023 até 31 de março de 2024, a análise deverá ser realizada dia sim dia não.

🔍 Após esse prazo, a avaliação deverá ser realizada de forma quinzenal no período de estiagem (entre abril e setembro) e semanal no período chuvoso (entre outubro e março), com a continuidade de elaboração de relatórios mensais.

Conforme o decreto, a periodicidade do monitoramento poderá ser feito diariamente em caso de acidentes e/ou incidentes de alta significância, como, por exemplo, movimentos de grandes massas de solo e rocha, tombamento, queda ou desplacamento de blocos de grande magnitude.

Nestes casos, os cânions serão fechados até a liberação pelo responsável técnico pelo monitoramento e a Prefeitura.

댓글


bottom of page