top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Novo medicamento experimental promove perda de peso sem reduzir o apetite, mostra estudo

  • gazetadevarginhasi
  • 30 de jun.
  • 1 min de leitura
ree
Pesquisadores anunciaram o desenvolvimento de um novo medicamento experimental chamado Sana, que demonstrou potencial para promover perda de peso sem afetar o apetite. O composto, derivado do salicilato — substância presente em plantas e base do ácido acetilsalicílico —, foi descrito em estudo publicado na revista científica Nature Metabolism.
Diferentemente de medicamentos como Ozempic, Wegovy, Mounjaro, que atuam reduzindo o apetite ao interferir no sistema nervoso e digestivo, o Sana age diretamente no tecido adiposo, ativando mecanismos que aumentam o gasto energético para produção de calor. Isso permite a queima de gordura sem comprometer a massa muscular.
Em testes com animais, o Sana mostrou-se eficaz em impedir o ganho de peso, mesmo com dietas ricas em gordura. Em casos de obesidade já instalada, o composto levou à perda de até 20% da massa corporal, além de melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir a gordura hepática.
Os primeiros testes clínicos em humanos (fase 1) indicaram que o medicamento é seguro e sugeriram efeitos positivos tanto na perda de peso quanto no controle da glicemia. Entretanto, novas fases de testes ainda são necessárias para comprovar a eficácia e segurança em larga escala.
O estudo é liderado pelo pesquisador Carlos Escande, do Instituto Pasteur de Montevidéu, com colaboração de cientistas brasileiros da Unicamp, USP e UFRJ, além de financiamento da Fapesp. A próxima fase de testes clínicos (fase 2) está prevista para começar ainda em 2025.
Os resultados preliminares são promissores e apontam para o Sana como uma possível alternativa inovadora no combate à obesidade, sem os efeitos colaterais ligados à supressão do apetite.

コメント


Gazeta de Varginha

bottom of page