Fies: prazo para complementar inscrição termina hoje sexta-feira (1º)
gazetadevarginhasi
1 de ago.
2 min de leitura
Divulgação
Os estudantes pré-selecionados na chamada regular do segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até às 23h59 desta sexta-feira (1º), pelo horário de Brasília, para concluir a etapa de complementação da inscrição. O procedimento deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, mediante login com a conta Gov.br.
Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Fies oferece financiamento das mensalidades para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que participam do programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Durante a complementação, candidatos inscritos em vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) devem apresentar laudo médico que comprove a espécie e o grau da deficiência, com o respectivo código da Classificação Internacional de Doenças (CID). Caso a instituição de ensino detecte alguma inconsistência nas informações fornecidas, poderá solicitar documentos adicionais para conferência.
O Fies Social, que destina 50% das vagas a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025) inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), isenta esses candidatos da comprovação de renda. No entanto, é necessário comparecer à comissão da faculdade para validar as demais informações e, se desejarem, solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Concluída essa etapa, os pré-selecionados têm até cinco dias úteis para apresentar a documentação comprobatória, de forma física ou digital, à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição. Após a validação pela faculdade, os dados são enviados ao agente financeiro, que tem até dez dias para concluir sua análise e liberar a formalização do contrato de financiamento.
O MEC informou que, para esta edição do Fies, foram registradas 276.140 inscrições, totalizando 111.402 candidatos — cada um com a possibilidade de escolher até três cursos. Ao todo, o programa ofertará mais de 112 mil vagas em 2025, sendo 74,5 mil destinadas ao segundo semestre.
Candidatos não aprovados na chamada única entram automaticamente na lista de espera, cuja convocação ocorrerá entre os dias 5 de agosto e 19 de setembro. Durante esse período, o MEC poderá fazer novas chamadas para preencher vagas não ocupadas na primeira convocação.
Comentários