O futuro do comércio mineiro se encontra em outubro
- 29 de set. de 2025
- 3 min de leitura

Sindijori
FECOMÉRCIO | Divulgação
O Prêmio Mercúrio e o Inova Varejo BH celebram a reinvenção e resiliência do varejo mineiro.
Com o objetivo de impulsionar a competitividade e fortalecer o comércio em Minas Gerais, o Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais promovem dois eventos estratégicos em Belo Horizonte, no início de outubro.
3ª edição do Prêmio Mercúrio – Medalha Ordem do Mérito Comercial
O compromisso com o fortalecimento do comércio mineiro começa com o reconhecimento daqueles que se destacam. No dia 2 de outubro, em evento fechado, a Federação realiza a terceira edição do Prêmio Mercúrio e da Medalha Ordem do Mérito Comercial.
A honraria, conduzida pelo presidente do Sistema Fecomércio MG, Nadim Donato, tem o objetivo de reconhecer empresários que se tornaram exemplos de sustentabilidade e longevidade empresarial. Mais do que uma celebração, a premiação é incentivo para milhares de outros empreendedores, oferecendo referências para crescimento e prosperidade.
A data também marca o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado em 5 de outubro.
Inova Varejo BH: onde líderes do comércio se encontram para transformar o amanhãNo dia 3 de outubro (sexta-feira), Belo Horizonte será novamente palco da terceira edição do Inova Varejo BH, o maior evento do setor em Minas Gerais, promovido pelo Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais.
O encontro acontece no Befly – Minas Centro, das 8h às 17h, reunindo empresários, especialistas e personalidades inspiradoras em um ambiente de troca de experiências, conhecimento e networking estratégico.
Em 2024, o evento reuniu mais de 2.500 participantes, consolidando-se como ponto de convergência para líderes que buscam novas perspectivas e oportunidades. Este ano, o Inova Varejo BH promete ir além, com palestras e painéis de destaque com nomes como Walter Longo, Felipe Nunes, Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, Gaby Amarantos e Maria Ribeiro.
Entre os destaques da programação:
9h – Abertura com Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac.
9h30 – Palestra sobre Inovação com Walter Longo, especialista em inovação e transformação digital. “É um espaço de aprendizado sobre liderança, estratégia e transformação digital, com experiências práticas em grandes grupos de mídia e marketing”, afirma Longo.
10h35 – Painel Economia e Política com Nadim Donato e Felipe Nunes. Felipe é cientista político, estatístico e especialista em dados, autor do best-seller “Biografia do Abismo”.
13h45 – Painel Desafios do Empreendedorismo Feminino com Gaby Amarantos, cantora e multiartista amazônica, e Maria Ribeiro, atriz, autora e apresentadora.
14h50 – Palestra Meta – Potencialize seu Negócio no Digital.
15h55 – Palestra com Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, médica psiquiatra e referência em comportamento humano.
17h – Palestra de encerramento.







Comentários