OAB Varginha promove ações pelo Agosto Lilás e reforça combate à violência contra a mulher
Elisa Ribeiro
há 2 minutos
1 min de leitura
Divulgação
O mês de agosto é dedicado à conscientização pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher. Em Varginha, a OAB, por meio da Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica, presidida pela Dra. Luciane Ferreira e Souza, promoveu um dia inteiro de rodas de conversa com mulheres que atuam na defesa dos direitos femininos, incentivando vítimas a denunciarem e solicitarem Medidas Protetivas.
Entre as participantes, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dra. Sônia Helena de Paula Ramos, destacou: “O silêncio protege o agressor. Não se cale! Denuncie.”
A advogada Dra. Nataly Amancio Paruci reforçou que “a violência doméstica não é um problema particular, é uma urgência social. Não se cale!”.
Para a presidente da Comissão, Dra. Luciane Ferreira, é fundamental ampliar a divulgação sobre os diferentes tipos de violência que muitas mulheres sofrem sem perceber.
Já a advogada e integrante da Comissão de Direito de Família, Dra. Tcharla Toledo, ressaltou: “Quem ama não fere! Violência doméstica não é prova de amor, é crime!”.
Ao final do encontro, Dra. Luciane reafirmou que a Comissão seguirá realizando palestras para estimular denúncias, esclarecer sobre a importância das Medidas Protetivas de Urgência, do atendimento especial e humanizado, do afastamento do agressor e da assistência integral à vítima.
As vítimas devem acionar o 190 e registrar o Boletim de Ocorrência na Delegacia da Mulher, localizada no Centro Integrado de Atendimento à Mulher de Varginha, contribuindo assim para prevenir o aumento dos casos de feminicídio no município.