top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Operação Agosto Lilás resulta na prisão de 432 autores em Minas Gerais

  • gazetadevarginhasi
  • há 11 horas
  • 2 min de leitura
Operação Agosto Lilás resulta na prisão de 432 autores em Minas Gerais
Divulgação PMMG
PMMG realiza cinco mil operações de prevenção à violência contra a mulher em agosto.

Ao longo do mês de agosto, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio das Radiopatrulhas de Proteção à Mulher (RpPM), realizou cerca de cinco mil operações de prevenção à violência doméstica em todo o estado. As ações resultaram na prisão de 432 autores, sendo 198 em cumprimento de mandados de prisão e o restante em flagrante, todos com histórico de violência doméstica. Ao todo, aproximadamente 3.600 pessoas foram abordadas.

As atividades fizeram parte da Operação Agosto Lilás, que reforçou o enfrentamento à violência contra a mulher e reafirmou o compromisso da PMMG com a proteção dos direitos fundamentais e a segurança da população mineira.

Durante o mês, foram realizadas 1.400 visitas preventivas baseadas no Protocolo de Segunda Resposta, voltadas a vítimas e autores de violência doméstica, além da distribuição de materiais educativos, 202 reuniões com órgãos da Rede de Enfrentamento e 677 palestras sobre o tema.

Segundo a chefe do Centro de Jornalismo Policial, major Layla Brunnela, as prisões ocorreram em todas as 19 Regiões de Polícia Militar, com maior volume registrado em Belo Horizonte, que contabilizou 32 detidos. Ela destacou que os mandados foram cumpridos em ação conjunta com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), que analisou um banco de dados de indivíduos com passagens por crimes diversos, incluindo violência doméstica.

“A Polícia Militar mantém um trabalho contínuo para a proteção da mulher, intensificado em agosto. As prisões reforçam o combate aos autores e mostram que suas ações têm consequências”, afirmou a major.

Prevenção à violência doméstica
Desde 2010, a PMMG mantém o serviço de Prevenção à Violência Doméstica (PVD), por meio das RpPM, presente de forma fixa em 172 municípios de Minas Gerais, enquanto os demais são atendidos por patrulhas capacitadas.

“Estar presente de forma ostensiva nos 853 municípios faz da Polícia Militar a principal porta de entrada para ocorrências de violência doméstica. Além disso, 100% da tropa é treinada e atualizada para atender às vítimas e lidar com os casos de forma adequada”, finalizou a major Layla Brunnela.
Fonte: PMMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page