Operação Carga Pesada desmantela quadrilha de roubo de café em Minas e PE
gazetadevarginhasi
24 de jun.
1 min de leitura
Divulgação
Gaeco deflagra operação contra grupo criminoso que roubava cargas de café em Minas e Pernambuco.
Na manhã desta terça-feira (24/6), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Minas Gerais deflagrou a operação Carga Pesada, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em crimes patrimoniais e lavagem de dinheiro. A ofensiva resultou no cumprimento de 25 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão domiciliar, além do sequestro de 38 veículos, bloqueios de valores financeiros e indisponibilidade de imóveis ligados aos investigados.
Segundo as investigações, o grupo atuava na subtração de cargas de alto valor, especialmente de café, utilizando-se de ações violentas, com uso de armas de fogo e fraudes. A organização contava com a participação de motoristas cúmplices, que facilitavam o desvio das mercadorias.
A base operacional da quadrilha estava localizada em Patrocínio, no Alto Paranaíba, mas os mandados também foram cumpridos nos municípios mineiros de Uberaba, Ibiá e Alfenas, além de Caruaru, em Pernambuco. O esquema criminoso teria gerado um prejuízo estimado em mais de R$ 5 milhões.
A operação foi coordenada pelo Gaeco Regional de Patos de Minas, em atuação conjunta com a 10ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais e o 10º Departamento da Polícia Civil, reunindo esforços para combater a atuação do grupo, que vinha operando em larga escala e gerando significativo impacto financeiro.
Comentários