Operação flagra homem que caçava, mantinha animais em cativeiro e entregou arma a criança em Unaí
gazetadevarginhasi
29 de ago de 2025
1 min de leitura
Divulgação
Homem é denunciado pelo MPMG por caça ilegal e outros crimes em Unaí.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou um homem em Unaí, no Noroeste do Estado, por prática ilegal de caça e outros quatro crimes: entregar arma de fogo a uma criança, manter animais silvestres em cativeiro, possuir ilegalmente armas e munições e resistir à prisão. A denúncia resulta de uma operação conjunta do MPMG com a Polícia Militar de Meio Ambiente.
De acordo com as investigações, entre 2024 e 2025, o denunciado caçou e matou animais silvestres e exóticos em fazendas da região. Além disso, entregou uma arma de fogo a uma criança, chegando a registrar e divulgar a cena em redes sociais. Nas publicações, também exibiu armamentos, munições enfileiradas, além de vídeos de caçadas e de animais mortos ou mantidos em cativeiro.
Entre os animais mostrados estavam javalis — preparados para comercialização —, além de espécies da fauna brasileira como pacas, antas, tamanduás-bandeira, veados e até onças.
Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em sua residência, foram encontrados diversos objetos usados nas caçadas, como binóculo de visão noturna, monóculo de visão térmica, rádio comunicador, luneta, coletes de proteção para cães, armas de fogo e munições.
Na ação, o homem tentou fugir e reagiu contra os policiais, desferindo socos e chutes. Ele foi contido por técnicas de imobilização e precisou ser algemado.
Em depoimento, confessou a prática da caça ilegal e afirmou atuar em grupo. No entanto, segundo o MPMG, não há qualquer registro em seu nome de autorização para caçar espécies invasoras.
Comentários