top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Operação Flor de Maio cumpre mandados em BH e Região Metropolitana no combate à exploração sexual infantojuvenil

  • gazetadevarginhasi
  • 15 de mai. de 2025
  • 2 min de leitura
Operação Flor de Maio cumpre mandados em BH e Região Metropolitana no combate à exploração sexual infantojuvenil
Divulgação
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), realiza na manhã desta quinta-feira, 15 de maio, a operação Flor de Maio, destinada ao enfrentamento de crimes relacionados à exploração sexual infantojuvenil na internet.
Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois em Belo Horizonte, um em Contagem e outro em Ribeirão das Neves.

A operação, coordenada pelo Gaeciber, conta com a participação do MPMG, da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Corregedoria da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte. A participação da Corregedoria da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte se deve à condição funcional de um dos suspeitos.

A ação tem como objetivo a apreensão de dispositivos eletrônicos e outros elementos de prova relacionados à investigação sobre armazenamento e compartilhamento de material de exploração sexual infantojuvenil. Os mandados foram expedidos após investigação realizada pelo Gaeciber, que identificou os indícios de crimes praticados pelos suspeitos.

O nome da operação, Flor de Maio, faz referência à planta que floresce neste período do ano e simboliza renovação e proteção, sugerindo o resgate e proteção das crianças. Também alude ao Maio Laranja, mês dedicado à conscientização e enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, instituída pelas Leis Federais nº 9.970/2000 e 14.432/2022. A campanha foi estabelecida em memória da criança Araceli Cabrera Sánchez Crespo, que, em 18 de maio de 1973, desapareceu e posteriormente foi encontrada morta, após ter sido violentada, com seu corpo carbonizado.

O Gaeciber reafirma seu compromisso com a proteção de crianças e adolescentes e o combate incansável aos crimes cibernéticos, em especial aqueles relacionados à exploração sexual infantojuvenil.
MPMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page