Operação Velóna II mira presos que comandavam crimes a partir de penitenciárias de Minas
gazetadevarginhasi
15 de out. de 2025
1 min de leitura
Divulgação
FICCO e Polícia Penal deflagram operação contra o crime organizado em presídios de Minas.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Minas Gerais (FICCO/MG) deflagrou, nesta terça-feira (14/10), em parceria com a Polícia Penal de Minas Gerais (PPMG), a Operação Velóna II, voltada ao combate de organizações criminosas com atuação a partir do sistema prisional.
A iniciativa faz parte de uma estratégia iniciada em 2025, que visa interromper a comunicação e o comando de atividades ilícitas — como tráfico de drogas, extorsão e crimes coordenados por detentos com o uso de aparelhos celulares dentro das unidades prisionais.
A operação foi realizada em 11 presídios distribuídos por seis regionais do estado, tendo como alvo 28 detentos suspeitos de envolvimento com facções criminosas. Durante as ações, foram apreendidos 17 celulares e 100 invólucros de substância análoga à maconha.
A FICCO/MG, coordenada pela Polícia Federal (PF), é formada pela Polícia Civil (PCMG), Polícia Militar (PMMG) e Polícia Penal (PPMG), reforçando o trabalho conjunto e a integração das forças de segurança no combate ao crime organizado em Minas Gerais.
Comentários