top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

PARABÉNS VARGINHA: UMA PRINCESA E SUA TRAJETÓRIA

  • gazetadevarginhasi
  • 7 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

ree
Foto: Franco Junior/g1

ree
Alguém lembra do início da Rua Wenceslau Bráz Varginha-mg antes de ser o Calçadão? Segundo apuramos, a foto é da década de 70. Foto Divulgação

ree
Varginha Atual

ree


Varginha, nossa “Princesa do Sul”, comemora 141 anos no dia 7 de outubro de 2023. Afinal tem muitos motivos para comemorar, pois ao longo de seus 141 anos tem registrado uma sucessão ininterrupta de vitórias. Conquista estas, resultantes do imenso trabalho do seu povo, que não mede esforços para alcançar o patamar de progresso que essa nobre terra anseia e merece.

Desde o tempo dos bandeirantes, quando foi levantada a primeira capela onde os viajantes pernoitavam no longo caminho entre as cidades paulistas de Taubaté e Sorocaba, com destino a Campanha de Princesa da Barra, atual cidade de Campanha, Varginha ainda em gestação já deixava entrever um futuro promissor, com muito progresso e desenvolvimento.

Poucos anos após a construção dos ranchos de repouso, para os caixeiros viajantes, foi iniciado o povoado da “Princesa do Sul”.

Em tempo recorde, se tornou uma das maiores produtoras de cana de açúcar e aguardente, e logo depois, seguia o ciclo cafeeiro, quando os coronéis da época deram início à edificação de grandes sobrados, que passaram a dar forma a cidade.

Hoje é a cidade polo; polo em comunicação, com jornais diários, emissoras de rádios e televisões, polo cultural, que ostenta com frequência espetáculos renomados e aplaudidos pela crítica nacional.

Na educação, orgulha-se dos diversos cursos superiores frequentados por estudantes de toda a região, que buscam se aprimorar profissionalmente e culturalmente, e, com a própria cidade, se projetar com sucesso no futuro.
Nosso Parque Industrial possui empresas nacionais de renome, que oferece centenas de vagas no mercado de trabalho, dando oportunidade a nossa gente de oferecer um futuro melhor às suas famílias, além de centenas de pequenas empresas igualmente importantes.

Temos espaço para explorar o Turismo, pois além de nossa paisagem privilegiada recebemos até “visitantes estranhos”, como é o caso do famoso “ET de Varginha”, conhecido internacionalmente.

Ainda aqui no planeta Terra, estamos ligados ao mundo através de rodovias, ferrovias e transporte aéreo, o que facilita e impulsiona nosso comércio e o desenvolvimento.

A cidade goza ainda do privilégio de ter se tornado sede do primeiro “Porto Seco” do país, onde é negociado diretamente o comércio internacional, principalmente o café, riqueza maior da região sul mineira.

A infraestrutura da “Princesa do Sul” proporciona também a seu acolhedor povo, uma qualidade de vida invejável em todo Estado.

Como todo mundo, ainda carecemos de algo mais. Precisamos sempre de líderes compromissados com nossa gente e com o desenvolvimento do município tendo à frente homens cultos, ousados e de visão aguçada à frente da administração municipal. A cidade de fato não pode parar no tempo, apenas desfrutando o que já foi conquistado, isto é inadmissível.

É fundamental a ela que cresça e continue colecionando vitórias, oferecendo a cada dia melhorias a seu povo. Que sua realeza não se acomode e deixe de sonhar com ousadia, afinal, Varginha é o que é porque dispõe de um povo ousado.
Buscamos sem medo, um futuro digno e sem medir esforços. Vitórias são conquistadas com ousadia e fé e carecemos de líderes que pensam assim.

Temos que exigir respeito, senão pelo amor que seja pelo temor de nossa força política ou cultural. Somos trabalhadores que fazemos nossa parte.
Carecemos de líderes que saibam trabalhar nossos frutos com sabedoria e solidariedade. Não deixando nunca o desânimo, a vaidade ou a mesquinharia interromper nosso progresso.

Somos os súditos fiéis dessa Princesa do Sul de Minas.

Nós, do Jornal Gazeta de Varginha, nos orgulhamos de fazer parte deste progresso há mais de 5 (cinco) décadas ao registrá-lo em nossas páginas. Sim, cumprimos nossa parte registrando as vitórias e as omissões dos governantes; também as manifestações populares, nosso orgulho ou vergonha.

Esse é o dever da imprensa.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page