top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

PCC é alvo de operação em SP e MS contra esquema de tráfico internacional e lavagem de dinheiro

  • gazetadevarginhasi
  • há 43 minutos
  • 2 min de leitura

fonte: itatiaia
fonte: itatiaia
A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), a Operação Argyros para desarticular um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro atribuído a integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), com atuação em São Paulo e Mato Grosso do Sul.
As investigações apontaram a existência de uma rede interestadual voltada à compra de entorpecentes no Paraguai, com posterior distribuição em território paulista. O lucro obtido com a atividade criminosa teria sido utilizado para a aquisição de bens de alto valor, como imóveis, veículos de luxo e relógios, posteriormente ocultados por meio de empresas de fachada.
Ao todo, a Justiça expediu quatro mandados de prisão e 19 de busca e apreensão, cumpridos na capital paulista, em Carapicuíba, Bragança Paulista, Botucatu e na cidade de Ponta Porã (MS), localizada na faixa de fronteira com o Paraguai. Cerca de 70 policiais da 6ª Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (Disccpat) participaram da ação.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Também foram apreendidos dois veículos, um fuzil, uma máquina prensadora e embalagens com resíduos de drogas.
Segundo o delegado Tárcio Severo, responsável pela operação, as apurações tiveram início há cerca de quatro meses, a partir da identificação de suspeitos ligados ao tráfico. Com o avanço das diligências e a quebra de sigilos telefônico e telemático, os investigadores confirmaram a estrutura financeira usada para ocultar e reinserir no mercado legal os valores obtidos com o crime.
Batizada de Argyros — termo que significa “prata” em latim —, a operação faz referência ao padrão de vida luxuoso mantido pelos investigados. De acordo com a Polícia Civil, além de combater o tráfico, a ação tem como objetivo asfixiar financeiramente a organização criminosa, retirando sua capacidade de investimento e expansão.

Gazeta de Varginha

bottom of page