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Pedágio eletrônico em livre passagem começa neste sábado (27/9) na BR-381/MG: tecnologia traz mais segurança e fluidez ao trânsito

  • Foto do escritor: Elisa Ribeiro
    Elisa Ribeiro
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Medida marca uma mudança histórica na forma de cobrança da tarifa, que passa a ser feita de forma automática, sem necessidade de praças físicas ou de redução de velocidade. Ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático seguem isentos, conforme previsto em contrato

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Coordenação Geral de Comunicação - ANTT


Começa a operar neste sábado (27/9) o pedágio eletrônico em livre passagem — conhecido como Free Flow — em dois pontos da BR-381/MG: Caeté (P1) e João Monlevade (P2). A medida representa uma mudança histórica na forma de cobrança da tarifa, que passa a ser feita de forma eletrônica e automática, diretamente nos pórticos instalados na rodovia, sem necessidade de praças físicas ou de redução de velocidade. O início da cobrança foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 16 de setembro.
 
A decisão está prevista na Deliberação ANTT nº 339/2025 e segue o contrato de concessão da rodovia administrada pela Nova 381 S.A.. Os valores foram definidos de acordo com critérios técnicos previstos em contrato, como a categoria do veículo e os reajustes estabelecidos. Para automóveis, por exemplo, a tarifa será de R$ 15,50 em Caeté e R$ 12,90 em João Monlevade. A deliberação está disponível no Diário Oficial da União (D.O.U). Ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático seguem isentos, conforme previsto em contrato.
 
No modelo Free Flow, não há cancelas nem paradas obrigatórias. Sensores instalados nas faixas da rodovia identificam eletronicamente a placa dos veículos ou o TAG de pagamento automático. Essa inovação reduz congestionamentos, aumenta a segurança e dá mais comodidade ao motorista, além de contribuir para a redução da emissão de gases poluentes causada por paradas e retomadas de marcha.
 
Impacto direto para os usuários
A BR-381/MG, conhecida historicamente como “rodovia da morte”, está passando por um processo de transformação. Desde a assinatura do contrato, em janeiro deste ano, a concessionária Nova 381 já iniciou obras de recuperação, sinalização e melhorias operacionais. Agora, com o pedágio eletrônico, a expectativa é de mais fluidez no tráfego e maior previsibilidade de viagens.
 
O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, reforçou que a cobrança não é apenas uma questão financeira, mas um instrumento para assegurar investimentos contínuos na rodovia. “Cada recurso arrecadado é destinado diretamente à manutenção, duplicação e modernização da estrada. É um passo importante para que a BR-381 deixe de ser símbolo de insegurança e se torne, cada vez mais, rota de desenvolvimento, preservando vidas e gerando oportunidades para Minas Gerais”, destacou o diretor-geral.
 
Todas as informações sobre valores, regras e locais de cobrança estão disponíveis publicamente, garantindo transparência à sociedade. Em caso de dúvidas ou dificuldades, os usuários poderão buscar atendimento junto à concessionária e aos canais oficiais da Agência. Com o avanço da tecnologia de pedagiamento eletrônico, o Brasil dá mais um passo rumo à modernização da sua infraestrutura rodoviária, conciliando inovação, segurança e eficiência no transporte terrestre.
 
 

Gazeta de Varginha

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