Pequenos produtores mineiros conquistam espaço nos supermercados da capital com cafés premiados
- gazetadevarginhasi
- 28 de abr. de 2025
- 3 min de leitura

Os cafés especiais vencedores do 21º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, realizado pela Emater-MG em 2024, já podem ser encontrados nas 17 unidades da rede Verdemar em Belo Horizonte. A linha “Cafés Campeões” foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (28/4), em evento na capital mineira.
A iniciativa, que chega ao sétimo ano consecutivo, é fruto da parceria entre a Emater-MG e a rede Verdemar, e busca valorizar os cafés de alta qualidade produzidos por agricultores mineiros, especialmente da agricultura familiar. Nesta edição, 12 produtores das regiões da Zona da Mata, Cerrado, Sul e Chapada de Minas foram selecionados após conquistarem as maiores notas na competição.
O presidente da Emater-MG, Otávio Maia, destacou a transformação do setor cafeeiro no estado. “Hoje, não somos apenas o maior produtor de café do mundo, mas também produzimos cafés excepcionais, valorizados e reconhecidos internacionalmente. Isso reflete diretamente na melhoria da vida dos produtores”, afirmou.
A edição 2024 do concurso recebeu 1.406 amostras de 146 municípios mineiros. As amostras passaram por rigorosas análises físicas e sensoriais, conduzidas por Q-Graders certificados, segundo os padrões da Specialty Coffee Association (SCA). Apenas os cafés que atingiram notas superiores a 85 pontos chegaram à fase final.
O grande destaque foi o agricultor familiar Onofre Alves Lacerda, de 79 anos, do município de Espera Feliz, na Zona da Mata. Ele conquistou 92,7 pontos na categoria Café Natural, tornando-se o primeiro bicampeão estadual do concurso — já havia vencido em 2017. Onofre também recebeu o prêmio de Sustentabilidade, por alcançar a maior pontuação entre os produtores participantes do programa Certifica Minas Café.
“Tenho uma honra muito grande de participar desse concurso. Nunca imaginamos chegar aonde estamos. A Emater nos deu um grande apoio e, agora, com o Verdemar, nosso café é ainda mais valorizado. Hoje, tenho um dos melhores cafés de Minas e do mundo, com vendas até para o exterior”, celebrou Onofre.
Cafés disponíveis em três versões
A linha “Cafés Campeões” Verdemar oferece opções nas versões torrado e moído para filtro, torrado e moído para expresso e torrado em grãos. As embalagens trazem foto e nome do produtor, a nota obtida na competição e o selo oficial do concurso, permitindo ao consumidor conhecer a origem do produto.
Alexandre Poni, sócio da rede Verdemar, ressaltou o compromisso da empresa em valorizar produtos premium. “Para nós, é uma honra apoiar o cafeicultor mineiro e proporcionar aos nossos clientes experiências gastronômicas de excelência”, disse.
O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Emater-MG e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), com apoio da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). O evento conta com patrocínio do Sicoob Crediminas, Verdemar e Oficina do Espresso.
Produtores premiados
Confira os produtores que participam da linha “Cafés Campeões”:
Zona da Mata:
Onofre Lacerda – Espera Feliz (92,7 pts.)
Altilina Lacerda – Espera Feliz (92,6 pts.)
Manoel Abreu – Espera Feliz (91,2 pts.)
Claudiana Lacerda – Espera Feliz (91,2 pts.)
Cerrado:
Ricardo Guimarães – Patrocínio (89,6 pts.)
Beatriz Guimarães – Patrocínio (88,2 pts.)
Márcia Tomizawa – Carmo do Paranaíba (87,8 pts.)
Felipe Meneses – Ibiá (87,7 pts.)
Sul de Minas:
Rubens Júnior – Jacutinga (89,2 pts.)
Jair Brás – Piumhi (88,3 pts.)
André Vieira – Lavras (87,9 pts.)
Chapada de Minas:
Iasmin Resende – Rio Pardo de Minas (86,2 pts.)


.png)




Comentários