top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Petrobras e Vale fecham acordo para fornecimento de diesel em Minas Gerais

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura
Petrobras e Vale fecham acordo para fornecimento de diesel em Minas Gerais
Divulgação
Petrobras e Vale firmam contrato para fornecimento de diesel em operações de mineração em Minas Gerais.

A Petrobras e a Vale assinaram um contrato para o fornecimento de diesel destinado às operações da mineradora em Minas Gerais. O acordo prevê o suprimento de diesel S10, produzido pela Petrobras, com a adição da parcela obrigatória de biodiesel, atualmente fixada em 15%.

Além do fornecimento regular de combustível, o contrato abre espaço para o desenvolvimento de negócios voltados à transição energética e à redução de emissões de carbono. Entre as possibilidades previstas estão a compra e venda de diesel R, combustível com conteúdo renovável, e eventuais tratativas para o fornecimento de HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), alternativa de menor impacto ambiental.

A parceria entre as duas empresas na área de baixo carbono vem sendo construída desde 2023. Em 2024, Petrobras e Vale firmaram acordo de cooperação que incluiu testes com diesel R5, contendo 5% de conteúdo renovável além do biodiesel obrigatório, e com bunker com 24% de parcela renovável.

Segundo a Petrobras, a parceria comercial com a Vale integra a estratégia da companhia de aproximação com consumidores finais, permitindo maior compreensão das demandas do mercado e o desenvolvimento de soluções personalizadas.

“Estabelecer esse contato direto permite à companhia conhecer melhor as necessidades dos consumidores e ser mais assertiva na construção de soluções que gerem valor para clientes e sociedade”, afirmou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

Ela destacou ainda que “ao oferecer combustíveis de alto desempenho, capazes de colaborar com as metas de descarbonização das empresas, a Petrobras aperfeiçoa sua estrutura logística e sua capacidade de produzir para clientes de relevância internacional”.

Para o CEO da Vale, Gustavo Pimenta, o contrato reforça a relação estratégica entre as empresas. “Estamos muito satisfeitos em fortalecer nossa parceria com a Petrobras, o que gera valor para ambas as empresas e para o Brasil. Esse contrato consolida uma relação de confiança e cria espaço para explorarmos, juntos, soluções inovadoras que contribuam para tornar nossas operações cada vez mais eficientes e sustentáveis”, afirmou.

Segundo Pimenta, a iniciativa representa mais um avanço na estratégia de descarbonização da Vale, aproveitando o potencial brasileiro na produção de combustíveis renováveis.
Fonte: AgBrasil

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page