top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

PF mira suspeitos de vazarem dados sigilosos de ministros do STF e parentes em investigação federal

  • há 4 horas
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução

A Polícia Federal (PF) está investigando suspeitos de terem acessado e vazado dados sigilosos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de familiares desses magistrados em sistemas da Receita Federal do Brasil, com foco em atribuir responsabilidades e identificar se houve motivação política ou criminal por trás das ações. A apuração faz parte de uma investigação mais ampla que envolve quebras de sigilo em órgãos públicos.

Agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão em diferentes estados e concentram as diligências em servidores públicos e pessoas suspeitas de terem acessado indevidamente informações fiscais protegidas por lei.

A própria Receita Federal identificou irregularidades por meio de auditorias internas e comunicou o Supremo Tribunal Federal sobre acessos atípicos a dados protegidos por sigilo. Contudo, segundo o órgão, as informações obtidas até agora “ainda não são suficientes para esclarecer a motivação do acesso” aos sistemas.

Entre os alvos da investigação estão servidores do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) cedidos à Receita Federal, que teriam acessado dados da esposa de um ministro do STF. A investigação envolve a apuração sobre o uso indevido desses acessos e o possível compartilhamento ou vazamento das informações fora dos meios oficiais.

A investigação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, no âmbito de um inquérito que apura possíveis acessos e transmissões irregulares de informações de órgãos públicos com potencial violação de sigilo de dados. O caso tramita dentro de um procedimento que tem sua origem em investigações mais amplas sobre ataques e ameaças contra o STF e seus membros.

Até o momento da publicação, não houve divulgação oficial de prisões ou de responsabilizações definitivas, e a PF segue coletando evidências, ouvindo depoimentos e aprofundando a análise dos dados obtidos nas diligências para esclarecer as circunstâncias em que os acessos ocorreram e se houve motivação política, criminosa ou outra natureza.

Gazeta de Varginha

bottom of page