Polícia Civil de Minas divulga balanço do Agosto Lilás com avanços no combate à violência contra a mulher
gazetadevarginhasi
há 3 dias
2 min de leitura
Divulgação PCMG
PCMG apresenta balanço do Agosto Lilás com mais de 6,5 mil inquéritos instaurados e 245 prisões em Minas Gerais.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) divulgou, nesta sexta-feira (29), o balanço das ações realizadas durante o Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. De acordo com os dados, entre os dias 1º e 27 de agosto foram instaurados 6.520 inquéritos policiais para apurar denúncias de violência de gênero em todo o estado. No mesmo período, mais de cinco mil procedimentos investigativos foram concluídos.
O levantamento também aponta a realização de 181 operações policiais voltadas ao cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, que resultaram em 245 prisões de autores de crimes ligados à violência doméstica e familiar. “Trata-se de um número expressivo de prisões nessa temática, com autores presos por meio de mandados requeridos e cumpridos pela PCMG”, destacou a delegada Larissa Maia, da Diretoria Estadual de Gestão das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher.
Medidas protetivas
Ainda segundo o balanço, 4.893 medidas protetivas de urgência foram solicitadas ao Judiciário durante o mês de agosto, sempre que houve manifestação da vítima pelo pedido formalizado em unidades especializadas. Apenas no primeiro semestre de 2025, foram registradas cerca de 32 mil solicitações desse tipo, contra 31.295 no mesmo período de 2024.
O delegado-geral Júlio Wilke, da Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária, ressaltou a importância da Operação Amparo, que inaugurou o Agosto Lilás. “Os números apresentados demonstram o incremento das ações pela Polícia Civil em todo estado”, avaliou.
Atuação preventiva
Além da repressão, a PCMG intensificou a atuação preventiva e educativa. Até o momento, foram realizadas 455 ações de conscientização, incluindo blitz, panfletagens em locais estratégicos, palestras em instituições de ensino e empresas.
A chefe do Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), delegada Danúbia Quadros, destacou ainda o lançamento da cartilha informativa do Programa Dialogar, voltado a grupos reflexivos com agressores encaminhados pela Justiça. “Temos esse olhar para o homem como forma de combater a violência doméstica. Eles precisam entender que violência psicológica ou moral também é crime, que existe punição, e que o descumprimento de medida protetiva configura crime e prisão em flagrante”, afirmou.
Agosto Lilás
O Agosto Lilás é um movimento nacional instituído pela Lei nº 14.448/22 e tem como referência o aniversário da Lei Maria da Penha, celebrado em 7 de agosto. A campanha ocorre todos os anos e busca mobilizar toda a sociedade no combate à violência contra a mulher.
Comentários