top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Polícia Civil investiga duas mortes em presídios da Grande BH no fim de semana

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

fonte: o tempo
fonte: o tempo
A Polícia Civil de Minas Gerais investiga duas mortes de detentos registradas no último fim de semana em unidades prisionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os casos ocorreram no Presídio de São Joaquim de Bicas I e na Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Hebert da Silva Gregório, de 31 anos, foi encontrado morto na manhã de sábado (17/1) no banheiro do Presídio de São Joaquim de Bicas I. Policiais penais foram acionados por outros internos e localizaram o detento já sem sinais vitais. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e confirmou o óbito.
Segundo a Sejusp, Hebert tinha passagens pelo sistema prisional desde 2012 e estava custodiado na unidade desde 25 de junho de 2025. A pasta informou que todas as providências administrativas relacionadas à morte foram adotadas pela direção do presídio.
A Polícia Civil realizou a perícia inicial na unidade e, no decorrer das apurações, outro detento foi preso em flagrante pelo homicídio. Conforme a corporação, o suspeito, de 24 anos, foi conduzido à 2ª Central Estadual do Plantão Digital, onde teve a prisão ratificada, permanecendo à disposição da Justiça. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames. O caso é investigado pela Delegacia de Polícia Civil de São Joaquim de Bicas.
Morte em Ribeirão das Neves
O segundo óbito foi registrado na noite de sábado, na Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves. O detento Alex Willian de Paula, de 31 anos, foi encontrado desacordado dentro da cela. O Samu foi acionado, mas os médicos constataram a morte no local.
Ainda conforme a Sejusp, Alex Willian tinha passagens pelo sistema prisional desde 2014 e estava na unidade desde 24 de novembro de 2025.
A secretaria informou que procedimentos administrativos internos foram instaurados nas duas unidades para apurar as circunstâncias das mortes. As investigações criminais, nos dois casos, estão sob responsabilidade da Polícia Civil.

Gazeta de Varginha

bottom of page