Polícia Federal intensifica combate ao tráfico de pessoas e resgata 34 vítimas em 2024
gazetadevarginhasi
30 de jul.
1 min de leitura
Divulgação
No Dia Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho, a Polícia Federal reforça o compromisso com o combate a esse crime que atinge, principalmente, mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Somente em 2024, a corporação instaurou 149 inquéritos policiais e deflagrou 32 operações específicas voltadas ao enfrentamento desse tipo de violação.
Desde a tipificação do crime, prevista no artigo 149-A do Código Penal, a Polícia Federal já iniciou 662 investigações em todo o território nacional. Neste ano, 34 vítimas foram resgatadas durante ações da PF, muitas delas submetidas a condições análogas à escravidão e à exploração sexual.
A atuação da PF é realizada em parceria com órgãos nacionais e internacionais, como a Interpol e polícias de outros países. A instituição também participa do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONATRAP) e contribuiu ativamente na formulação do IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, além da criação do Painel de Dados sobre Tráfico de Pessoas, disponível para consulta pública.
Diante do uso crescente da internet para o aliciamento de vítimas, a Polícia Federal tem investido na capacitação de seus agentes e no uso de ferramentas de inteligência, com foco na atuação preventiva e repressiva em áreas como fronteiras, aeroportos e meios digitais.
Por meio do canal Comunica PF, disponível no site oficial da corporação, foram recebidas 19 comunicações online de possíveis casos de tráfico de pessoas em 2024. O canal é aberto a qualquer cidadão: https://www.gov.br/pf/pt-br/canais_atendimento/comunicacao-de-crimes
Comentários