Polícia Federal prende oito em operação que combate fraudes em Residência Médica
gazetadevarginhasi
20 de out.
1 min de leitura
Fonte: itatiaia
A Polícia Federal deflagrou neste domingo (20), em Juiz de Fora, a Operação R1, para desarticular fraudes em concursos de Residência Médica no país. A ação contou com parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
No total, oito pessoas foram presas em flagrante, suspeitas de tentar fraudar o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Os acusados podem responder por fraude em certames de interesse público, associação criminosa e falsidade ideológica, com penas que chegam a 10 anos de prisão, além de multa.
Segundo a investigação, o esquema funcionava de duas formas: transmitindo respostas corretas aos candidatos por meio de dispositivos eletrônicos e utilizando “laranjas” para realizar a prova no lugar dos inscritos, com documentos falsos. Cada candidato aprovado pagaria R$ 140 mil pelo serviço.
Durante a operação, um mandado de busca e apreensão foi cumprido no Rio de Janeiro, enquanto as provas aconteciam. Cinco pessoas foram presas no momento da aplicação do exame — quatro homens e uma mulher — e três homens foram detidos em Juiz de Fora por transmitirem respostas eletronicamente. Equipamentos de transmissão de dados foram apreendidos e passarão por perícia. Todos os presos foram encaminhados ao sistema prisional.
Comentários