Pouso Alegre sedia encontro da Escola Judicial sobre Litigância Predatória e Inteligência Artificial
gazetadevarginhasi
22 de out.
1 min de leitura
Crédito: Divulgação / TJMG
Pouso Alegre recebe Encontro Regional da Escola Judicial sobre Litigância Predatória e Inteligência Artificial.
A Comarca de Pouso Alegre, no Sul de Minas, sediou nesta terça-feira (21/10) o Encontro do Núcleo Regional da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), voltado à capacitação de magistrados e servidores da região.
O evento abordou temas atuais e estratégicos para o Poder Judiciário, com palestras sobre “Litigância Predatória e Precedentes” e “Inteligência Artificial (IA) – Desafios no Judiciário”.
A juíza Luciana de Oliveira Torres, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Cataguases, destacou a aplicação da Inteligência Artificial como ferramenta de apoio para secretarias e gabinetes, visando agilizar julgamentos. Ela também reforçou a importância da proteção de dados, segurança e uso ético da IA.
O juiz Ronaldo Souza Borges, coordenador do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG), apresentou conceitos sobre litigância predatória e aplicação de precedentes nos processos.
A juíza Juliana Mendes Pedrosa, titular da 3ª Vara Cível de Pouso Alegre e coordenadora do Núcleo Regional da Ejef, enfatizou que o encontro é uma oportunidade para aprofundar conhecimentos e compartilhar experiências entre magistrados e servidores.
A juíza diretora do Foro, Adriane Aparecida de Bessa Rosa, reforçou a relevância das discussões sobre demandas predatórias e a crescente utilização de ferramentas de IA por advogados, ressaltando a necessidade de aprendizado contínuo para aplicação eficiente no Judiciário.
O evento contou também com a participação do diretor executivo de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG, Iácones Batista Vargas.
Comentários