top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Poços de Caldas se prepara para implantar imunizante contra bronquiolite no SUS

  • gazetadevarginhasi
  • há 12 horas
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prepara a implantação do imunizante contra a bronquiolite no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na proteção de bebês e crianças mais vulneráveis ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
Com a implantação, bebês prematuros e crianças com comorbidades poderão receber o nirsevimabe, anticorpo monoclonal que oferece proteção imediata contra o VSR, sem estimular a produção de anticorpos pelo organismo.
São considerados prematuros os bebês nascidos com menos de 37 semanas de gestação. Entre as comorbidades para crianças de até dois anos estão doença pulmonar crônica da prematuridade (broncodisplasia), cardiopatias congênitas, anomalias das vias aéreas, doenças neuromusculares, fibrose cística, imunocomprometimento grave e síndrome de Down.
O SUS já disponibiliza a vacina contra o VSR para gestantes a partir da 28ª semana, garantindo proteção aos bebês desde o nascimento. O vírus é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos.
Como a bronquiolite é, em sua maioria, de origem viral, não há tratamento específico. O manejo inclui terapia de suporte, hidratação, oxigênio quando necessário e uso de broncodilatadores em casos com chiado respiratório.
Segundo Gisele Scatola, responsável técnica pelo setor de Imunização, nesta última segunda-feira (9) foi realizada reunião com as equipes da Estratégia de Saúde da Família para orientar sobre a implantação do imunizante.
“O fluxo para solicitação do nirsevimabe ocorrerá mediante prescrição médica, dentro das indicações estabelecidas em protocolo. Os pedidos deverão ser iniciados pelas Unidades de Atenção Primária à Saúde (APS)”, explicou.
A Secretaria de Saúde informou que o imunobiológico não ficará em estoque nas salas de vacina e será disponibilizado conforme o fluxo municipal de imunobiológicos especiais. Até o fechamento desta matéria, não havia previsão para o recebimento do anticorpo pelo município, e a Regional de Saúde também não recebeu o imunizante.
Fonte: SulMinas TV

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page