Prefeitos do Sul de Minas assinam acordo inédito para criação de Sistema Regional de Inovação
gazetadevarginhasi
há 3 dias
2 min de leitura
Reprodução
Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região.
O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê governamental integrado de inovação do Sul de Minas, reunindo representantes das seis prefeituras. O objetivo é alinhar políticas públicas municipais e articular ações conjuntas para ampliar o impacto regional das iniciativas.
“A assinatura do acordo representa um compromisso histórico entre estes municípios. A união de esforços em torno da inovação coloca a região em outro patamar de desenvolvimento, criando condições para que novas ideias floresçam e se transformem em negócios capazes de gerar emprego, renda e qualidade de vida para a população”, afirma o gerente do Sebrae Minas na Regional Sul, Rodrigo Ribeiro Pereira.
Agenda estratégica
Durante o encontro, o destaque também é a co-criação da visão de futuro do SRI, em um workshop colaborativo com cerca de 150 lideranças regionais, entre gestores públicos, empresários, universidades, centros de pesquisa e sociedade civil. A proposta é construir, de forma coletiva, uma agenda estratégica que consolide o Sul de Minas como referência em inovação, competitividade e novas oportunidades.
“Muitas vezes, caminhar sozinho pode ser mais rápido, no entanto, quando vamos em grupo, vamos mais longe. Desenvolver um ecossistema regional de inovação tem essa visão de ir além. A Região Sul tem tudo para ser um exemplo para Minas Gerais e para o Brasil com este ecossistema regional sendo formado com o poder público, setor privado e academia”, afirma o secretário executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo.
Comentários